Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

'A Fábrica de Nada' e 'Tempo Comum' no Festival de Cinema de Roterdão

Os filmes portugueses "A Fábrica de Nada", de Pedro Pinho, e "Tempo Comum", de Susana Nobre, vão ser exibidos no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda, o segundo em estreia mundial, foi hoje anunciado.

'A Fábrica de Nada' e 'Tempo Comum' no Festival de Cinema de Roterdão
Notícias ao Minuto

21:00 - 14/12/17 por Lusa

Cultura Filmes

A programação da secção Bright Future (em português, Futuro Brilhante) foi hoje divulgada no 'site' oficial do festival. "A Fábrica de Nada e "Tempo Comum" não estarão em competição.

"Tempo Comum", a primeira longa-metragem de Susana Nobre, lê-se no 'site' do festival, "escrutina o ritmo calmo do dia-a-dia de jovens pais, ampliando vários momentos que são completamente comuns".

"A Fábrica de Nada" estreou-se em maio, no Festival de Cannes, onde venceu o prémio da crítica, a que se seguiu o prémio CineVision, em junho, em Munique, para melhor novo filme, o principal prémio do Festival de Cinema Europeu de Sevilha, em novembro, e o prémio especial do júri do festival de cinema de Turim, em dezembro.

Foi igualmente distinguido nos Prémios Fénix do cinema ibero-americano e nos festivais Duhok, no Iraque, e Miskolc, na Hungria, e foi selecionado para os festivais de Londres, Toronto e Jerusalém.

"A Fábrica de Nada" foi construído em conjunto com Luísa Homem, Leonor Noivo, Tiago Hespanha, a partir de uma ideia de Jorge Silva Melo e da peça de teatro "A fábrica de nada", de Judith Herzberg.

O filme de ficção, interpretado por atores e não atores, segue a vida de um grupo de operários que tentam segurar os postos de trabalho, através de uma solução de autogestão coletiva, e evitar, assim, o encerramento de uma fábrica.

Na terça-feira, tinha sido anunciado a estreia internacional do filme "Fátima", de João Canijo, em janeiro, neste festival.

João Canijo apresentará "Fátima" na secção "Voices", ao lado de filmes como "The shape of water", de Guillermo del Toro, "Outrage Coda", de Takeshi Kitano, "Western", de Valeska Grisebach, "Gangway to a Future", de René Hazekamp, e "Anna's War", de Alexey Fedorchenko.

Este será um regresso de João Canijo ao Festival de Roterdão, trinta anos depois de aí ter apresentado, na abertura oficial, o primeiro filme, "Três menos eu", de 1988.

A 47.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão decorrerá de 24 de janeiro a 04 de fevereiro, e a programação completa será apresentada a 17 de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório