Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rui Neto estreia 'Välute' no Teatro da Comuna

O encenador Rui Neto e a atriz Margarida Cardeal estreiam, na próxima quinta-feira, no Teatro da Comuna, em Lisboa, o espetáculo "Välute", sobre um lugar imaginário, onde sonho e realidade se confundem, anunciou hoje a LoboMau Produções.

Rui Neto estreia 'Välute' no Teatro da Comuna
Notícias ao Minuto

16:22 - 12/12/17 por Lusa

Cultura Lisboa

'Välute' é um lugar imaginário, um território fronteiriço, onde tudo é possível. O sonho confunde-se com a realidade. A memória surge difusa em breves fragmentos de lucidez para logo se dissipar. Um regresso ao Éden. Talvez seja este o lugar da morte. Talvez seja Välute", lê-se na apresentação da obra.

O texto, a criação e o espaço cénico do espetáculo são da autoria de Rui Neto e a interpretação está a cargo de Margarida Cardeal, com a participação de Cristina Milho, Drica Gomes, Martyn Gama e Roger Madureira.

"O regresso a este texto ('Luto', 2012), primeiro surge da vontade de o reescrever cenicamente encontrando um universo mais maduro e criativo. Associamos o luto à morte. Prefiro associá-lo a estratégias de sobrevivência, mesmo que se percam em memórias, sonhos e pensamentos circulares, ou em clichés teatrais", explica Rui Neto.

O encenador, e também ator, confessa que olha "inevitavelmente" para Hamlet e para os seus fantasmas, mas que opta por se afastar, preferindo "brincar com as palavras e encontrar o feminino do seu luto: Luta! Porque é fértil, tem ganas, tem vida!".

Com figurinos de Rui Neto, estrutura cénica de Rui Miragaia, sonoplastia de Cristóvão Campos, luz de João Rafael Silva e ilustração de LUD Martins, a peça, com a duração aproximada de uma hora, vai estar em cena de 14 a 23 de dezembro, no Teatro da Comuna, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório