Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2018
Tempo
MIN 5º MÁX 11º

Edição

Festlip começa quarta-feira no Rio de Janeiro e tem extensão em Lisboa

A nona edição do Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip), que começa no na quarta-feira, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, terá uma programação voltada à comunicação digital e uma extensão em Lisboa.

Festlip começa quarta-feira no Rio de Janeiro e tem extensão em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:37 - 12/12/17 por Lusa

Cultura Teatro

A organizadora da Festlip, Tânia Pires, disse à agência Lusa que, em 2017, o evento escolheu como temática a conectividade e a cultura digital.

"Nós procuramos fazer toda a curadoria voltada para a arte digital, para quebrar as barreiras e as distâncias entre os países que são envolvidos no festival. Nosso projeto é todo ligado à comunicação digital", afirmou a curadora.

Um exemplo da importância desta temática na curadoria dos espetáculos, é o facto de, pela primeira vez, os idealizadores do festival terem organizado uma montagem com atores de oito nacionalidades lusófonas, que foi ensaiada a partir do uso do aplicativo de comunicação digital Skype.

"O projeto principal que o Festlip está produzindo neste ano, um espetáculo com um texto do [escritor brasileiro] Guimarães Rosa, foi ensaiado com atores de oito países de língua portuguesa, via Skype", explicou Tânia Pires.

"O diretor Paulo Moraes aceitou o desafio e ensaiou o espetáculo de forma digital. Ele desenvolveu toda uma técnica de ensaio individual com os atores durante dois meses", completou.

O evento também será transmitido nas redes sociais da Festlip, e terá uma edição transmitida 'online' para as emissoras TPA Angola e TV Gungu Moçambique.

Outra novidade diz respeito a uma extensão do festival, a decorrer nos dias 11 a 21 de janeiro, em Lisboa, onde uma nova montagem da peça "A vida como ela é", de Nelson Rodrigues, será apresentada numa coprodução entre o festival e a companhia portuguesa Teatro da Garagem, com elenco exclusivamente feminino.

"No ano passado tivemos um grupo do Teatro da Garagem, que trouxe um espetáculo de contos do Nelson Rodrigues ao festival. Neste ano começámos a desenvolver um projeto em parceria com eles, para montar este mesmo espetáculo em Portugal, agora com duas atrizes. Com isto eu propus ao Teatro da Garagem fazermos uma extensão da Festlip em Lisboa", contou Tânia Pires.

No dia 13 de janeiro, também acontecerá, na sede do Teatro da Garagem, em Lisboa, uma mesa de debates com todos os diretores portugueses que já participaram no Festlip, no Brasil.

Os participantes do debate serão Miguel Seabra, do Teatro Meridional, João Mota, da Comuna - Teatro de Pesquisa, Carlos J.Pessoa, do Teatro da Garagem, Rodrigo Francisco, do Teatro Municipal de Almada, Noelia Domínguez, do Peripécia Teatro, e Nuno Pina Custódio, da Estação Teatral.

"Estamos recebendo um acolhimento [em Portugal] do Teatro da Garagem, mas a ideia é que todo ano nós possamos fazer algo nos dois países. O próprio ministério brasileiro da Cultura já manifestou a ideia e o interesse de que o Festlip seja realizado no Brasil e em Portugal", concluiu.

Em 2017, o evento internacional de teatro, que reúne espetáculos de países de língua portuguesa, também irá homenagear o diretor, ator e gestor cultural João Branco, fundador do Festival Mindelact, criado há 23 anos na cidade de Mindelo, em Cabo Verde.

A 9.ª edição da Festlip acontece no Rio de Janeiro entre 13 e 23 de dezembro e todas as atividades tem entrada gratuita.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório