Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Matosinhos pinta versos nas ruas para assinalar a Festa da Poesia

A Câmara Municipal de Matosinhos assinala a Festa da Poesia, na próxima sexta-feira, com versos pintados no asfalto, leituras públicas, conversas e um espetáculo da Lisbon Poetry Orchestra.

Matosinhos pinta versos nas ruas para assinalar a Festa da Poesia
Notícias ao Minuto

22:13 - 05/12/17 por Lusa

Cultura Literatura

Os versos "espalhados" pelas ruas centram-se, este ano, nos autores da geração literária surgida com as revistas Portugal Futurista e Orpheu, como Almada Negreiros, Fernando Pessoa/Álvaro de Campos, Mário de Sá Carneiro ou Oswald de Andrade, adiantou hoje a autarquia, em comunicado.

A Festa da Poesia, que acontece no dia em que nasceu e morreu a poetisa Florbela Espanca, que dá nome à Biblioteca Municipal de Matosinhos, palco central do evento, irá apresentar o espetáculo "Poetas Portugueses de Agora", da Lisbon Poetry Orchestra, no teatro municipal, com obras de Valério Romão, Cláudia R. Sampaio, Paulo José Miranda e Daniel Jonas, entre outros.

"A Lisbon Poetry Orchestra pretende fixar a memória deste tempo em que uma nova geração de poetas se tem vindo a afirmar no panorama literário nacional num quase movimento que marca claramente a poesia portuguesa do início do século XXI", referiu.

Além deste espetáculo, a Festa da Poesia irá fazer uma homenagem a Al Berto, a cargo do poeta e ensaísta Fernando Pinto do Amaral, assim como estabelecer diálogos poéticos com os escritores Paulo M. Morais e Isabel Rio Novo.

Haverá ainda uma leitura de poemas por Diana Sousa e uma conversa com o compositor e cantor Rui Reininho, sobre a sua relação com a poesia, que incluirá a leitura de versos selecionados por si.

O programa na biblioteca encerrará com a guitarra e a voz do 'crooner' Rui Paulino David, que dará voz e melodia à poesia de autores como Manuel Alegre ou Leonard Cohen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório