Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Escritora portuguesa "repudia" e rejeita receber prémio Oceanos

Esta não é a primeira vez que Maria Teresa Horta recusa receber um prémio literário que lhe foi atribuído.

Escritora portuguesa "repudia" e rejeita receber prémio Oceanos
Notícias ao Minuto

23:23 - 01/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Literatura

O romance ‘Anunciações’ de Maria Teresa Horta ficou em quatro lugar, tal como o livro ‘Simpatia pelo Demônio’, de Bernardo Carvalho, na atribuição do prémio Oceanos 2017, uma distinção para a literatura de língua portuguesa.

Porém, a escritora portuguesa recusou receber o prémio literário, incluindo o pecuniário, por “respeito pela literatura”.

A recusa de Maria Teresa Horta foi comunicada ao Itaú Cultural, entidade responsável pela atribuição da distinção, através de uma carta que a escritora partilhou com os seus seguidores no Facebook.

Na missa, a autora anuncia o seu “repúdio” pela classificação e explica por que razão não aceita prémio: “Faço-o por respeito pela Literatura, por respeito pelas minhas leitoras e os meus leitores e, sobretudo, pelo respeito que devo a mim própria e à minha já longa obra”.

Nesta senda, Maria Teresa Horta faz saber aos responsáveis pelo prémio que “sois livres de dar a aplicação que vos aprouver aos 15 mil reais (4 mil euros) que me caberiam, não fosse esta inultrapassável questão que se me coloca e dá pelo nome de dignidade”.

Já em 2012 a escritora havia recusado o prémio D. Dinis, pela obra ‘As Luzes de Leonor’, pois o mesmo seria entregue pelo então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho que, segundo a autora, estava “empenhado em destruir o nosso país”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório