Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

“Além da música, das guitarras e da postura, o Zé Pedro deixa o exemplo"

Vocalista dos Moonspell recorda um dos episódios que viveu com o guitarrista dos Xutos & Pontapés, que morreu esta quinta-feira. Fernando Ribeiro destaca o papel importante de Zé Pedro no "Portugal como país do rock & roll".

“Além da música, das guitarras e da postura, o Zé Pedro deixa o exemplo"
Notícias ao Minuto

19:19 - 30/11/17 por Pedro Bastos Reis

Cultura Fernando Ribeiro

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, morreu esta quinta-feira, aos 61 anos. O país, e em particular o mundo da música, estão de luto.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, afirma que a banda recebeu a noticia com “grande tristeza”, porque "apesar de acompanharmos o estado de saúde do Zé Pedro, como todos os amigos, conhecidos e todas as pessoas que pertencem à tribo do rock, pensámos sempre que ele seria eterno ou que viveria mais um dia”.

O vocalista, que considera que “qualquer músico que se preze em Portugal tem uma história com o Zé Pedro”, contou um dos episódios que mais o marcou na vivência com os Xutos & Pontapés, em particular com o guitarrista que hoje faleceu.

“Lembro-me de os Xutos comemorarem um dos seus aniversários e nós, por acaso, fomos lá e oferecemos umas prendas, umas t-shirts, merchandise dos Moonspell. Oferecemos uma t-shirt com o número 13. Quando fomos ao concerto, completamente esgotado no Pavilhão Atlântico, para nossa surpresa, o Zé Pedro estava a tocar com a nossa t-shirt, porque era o seu número da sorte”, recorda Fernando Ribeiro que sublinha o facto de ser “nestes pequenos gestos que se via que o Zé Pedro era uma pessoa única".

“O que me surpreendeu sempre no Zé Pedro, para além de ser guitarrista da maior banda de rock de sempre em Portugal, foi ele, muitas vezes, comportar-se genuinamente como um fã da música, do estilo, da vivência rock & roll”, sublinhou o vocalista, que para além do músico recordo o espectador. “Frequentava imensos concertos. Se estivessem lá 30 ou três mil pessoas é bem provável que o Zé Pedro fosse uma delas”.

Relativamente ao legado que o emblemático guitarrista dos Xutos & Pontapés deixa, Fernando Ribeiro destaca o “exemplo” deixado por Zé Pedro.“Além da música, das guitarras e da postura, o Zé Pedro deixa o exemplo. O exemplo de como ele gostava de música e bandas portuguesas. Sempre sonhou Portugal como um país do rock & roll, e teve um grande papel nisso, não só como músico mas como divulgador”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório