Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Escritora Ana Teresa Pereira grata e feliz por vencer prémio Oceanos

A escritora portuguesa Ana Teresa Pereira mostrou-se hoje feliz e grata com a escolha do romance 'Karen' como vencedor do prémio Oceanos, que distingue a melhor obra literária escrita em língua portuguesa em 2016.

Escritora Ana Teresa Pereira grata e feliz por vencer prémio Oceanos
Notícias ao Minuto

21:35 - 29/11/17 por Lusa

Cultura Literatura

"Estou muito feliz e muitíssimo grata. 'Karen' é um livro especial para mim. Em todos os meus livros tenho tentado aproximar-me, no sentido metafísico da palavra. É esse o meu trabalho. E em 'Karen' senti que estava", escreveu a autora, primeira mulher a vencer o galardão, numa entrevista concedida para jornalistas brasileiros por meio da rede social Facebook.

Falando sobre suas influências literárias, a autora citou Henry James, de quem admira a técnica de narração, os livros clássicos policiais e o poeta Fernando Pessoa, autor por quem Ana Teresa Pereira disse ter sido influenciada principalmente pelo uso da "fragmentação da identidade, os duplos, a indecisão entre a realidade e a irrealidade."

Nascida no Funchal, Ilha da Madeira, onde vive, Ana Teresa Pereira publicou o primeiro livro em 1989, intitulado 'Matar a imagem', e desde então publica regularmente.

Entre suas obras destacam-se "Se nos encontrarmos de novo", vencedor do prémio PEN Clube na categoria Ficção, 'A Neve, O Lago', que obteve com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, para além de cerca de duas dezenas de títulos.

Organizado anualmente pelo Itaú Cultural, no Brasil, o prémio Oceanos cumpriu a terceira edição, depois da extinção do Prémio Portugal Telecom, e distingui as melhores obras de escritores lusófonos.

Em segundo lugar ficou autor brasileiro Silvano Santiago, que concorreu com a obra 'Machado', seguido pelo poeta português Helder Moura Pereira, com o livro 'Golpe de Teatro'.

Fechando a lista de vencedores, em quarto lugar foram escolhidos dois autores, a poeta portuguesa Maria Teresa Horta, com o livro 'Anunciações', e o romancista brasileiro Bernardo Carvalho, com a obra 'Simpatia pelo Demónio'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório