Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Orquestra Sinfónica de Leiria regressa a pensar na Capital da Cultura

A Orquestra Sinfónica de Leiria regressa ao ativo em dezembro após cinco anos de paragem, com um programa especial dedicado ao Natal e a pensar na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.

Orquestra Sinfónica de Leiria regressa a pensar na Capital da Cultura
Notícias ao Minuto

20:18 - 29/11/17 por Lusa

Cultura Especial Natal

Fundada em 2008, a orquestra ligada ao Orfeão de Leiria deu o último concerto em 2012. Agora, regressa renovada aos concertos a 01 de dezembro para interpretar "Um Natal português", apresentando-se como mais um trunfo de Leiria na candidatura a Capital Europeia da Cultura.

"Uma orquestra sinfónica na cidade constitui um importante argumento cultural e é mais um importante passo neste caminho que temos de percorrer para ver Leiria Capital Europeia da Cultura 2027", diz o presidente do Orfeão de Leiria, Acácio de Sousa.

Para o maestro que assume a direção da Orquestra Sinfónica de Leiria, Nuno Almeida, o conjunto "defenderá ao mais alto nível o bom nome da música nacional, mas também estrangeira", afirmando-se como "um ponto de identidade cultural na representação do município".

Com 45 instrumentistas, a Orquestra Sinfónica de Leiria apresenta-se novamente ao vivo no dia 01 de dezembro, na Igreja do Convento da Portela, onde interpretará com os coros do Orfeão "Um Natal português", obra de Eugénio Amorim e três outros compositores, escrita a partir de temas tradicionais portugueses de Natal.

"Somos tão patrióticos em tantas coisas e no Natal tentamos defender as nossas tradições do ponto de vista gastronómico e noutras coisas. Porque não defender também do ponto de vista musical? Estamos num tempo em que estamos a ser completamente invadidos por culturas e tradições anglo-saxónicos e temos de defender o que é nosso. Por isso, propomo-nos fazer um Natal inteiramente português", explica o maestro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório