Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Exposição de Almada no Museu Soares dos Reis inaugurada com inéditos

Uma exposição com cerca de 90 obras do artista José de Almada Negreiros, incluindo alguns inéditos, vai ser inaugurada hoje no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, e abre ao público na quinta-feira.

Exposição de Almada no Museu Soares dos Reis inaugurada com inéditos
Notícias ao Minuto

06:15 - 29/11/17 por Lusa

Cultura Porto

"José de Almada Negreiros: desenho em movimento" é o título desta exposição realizada em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que é inaugurada às 18:30 e estará patente até 18 de março de 2018.

Nesta mostra serão apresentadas várias obras que estiveram na exposição "José de Almada Negreiros. Uma maneira de ser moderno" realizada este ano na Fundação Gulbenkian e que recebeu 135 mil visitantes em quatro meses.

Na exposição do Porto haverá, segundo a organização, "muitas novidades e alguns trabalhos inéditos descobertos já depois do encerramento da exposição" em Lisboa.

Com curadoria de Mariana Pinto dos Santos, a mostra reúne nove dezenas de trabalhos que dão conta da importância da linguagem cinematográfica na obra plástica deste artista, considerado uma figura ímpar do modernismo na História da arte portuguesa.

A conjugação entre cinema e desenho surge em obras como a lanterna mágica "La Tragedia de Doña Ajada" (1929), e no filme desenhado "O Naufrágio da Ínsua" (1934), trabalhos especificamente concebidos para apresentações públicas em écran de cinema, real ou imaginado, e que estão incluídos nesta mostra.

A hibridez entre desenho e cinema está expressa também em alguns dos seus textos literários, poéticos e ensaísticos, onde se notam intersecções plásticas e cinematográficas, que serão expostos.

As curadoras colocaram em relevo as suas pesquisas matemáticas e geométricas em pintura, as obras em espaço público na cidade de Lisboa, o caráter de narrativa gráfica que se encontra em vários dos seus trabalhos, o diálogo com o cinema, e a importância do autorretrato na sua obra, entre outros aspetos do seu trabalho.

A mostra na Gulbenkian reuniu perto de quatro centenas de obras, muitas delas inéditas, e aconteceu cerca de um quarto de século depois da última retrospetiva dedicada ao artista do modernismo português.

Almada Negreiros (1893-1970) deixou uma vasta obra de pintura, desenho, teatro, dança, romance, contos, conferências, ensaios, livros manuscritos ilustrados, poesia, narrativa gráfica, pintura mural e artes gráficas, cuja produção se estendeu ao longo de mais de meio século.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório