Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2017
Tempo
MIN 4º MÁX 6º

Edição

Filipe Melo e Juan Cavia editam nova banda desenhada 'Comer Beber'

Os autores Filipe Melo e Juan Cavia editam, em 07 de dezembro, "Comer Beber", uma nova banda desenhada com dois contos, entre ficção e realidade, em que se cruzam a memória e as experiências do paladar.

Filipe Melo e Juan Cavia editam nova banda desenhada 'Comer Beber'
Notícias ao Minuto

11:30 - 20/11/17 por Lusa

Cultura 7 de dezembro

Com selo da Tinta-da-China, "Comer Beber" volta a reunir Filipe Melo, no argumento, e Juan Cavia, no desenho, depois de terem já feito outros livros de banda desenhada, nomeadamente a série "As aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" e a novela gráfica "Os vampiros".

Filipe Melo explicou à agência Lusa que "Comer Beber" começou por ser uma ideia de banda desenhada para a revista Granta, como resposta a um convite do jornalista Carlos Vaz Marques, que a dirige.

Apenas uma das histórias acabou por ser concluída a tempo da edição da Granta - que versava precisamente sobre o tema "Comer/Beber" -, pelo que os autores decidiram agora avançar com um livro completo com os dois contos.

À ficção incluída na Granta, que tem como ponto de partida a personagem Lloyd Jenkins, a percorrer o interior da América em busca de uma tarte de maçã, Filipe Melo e Juan Cavia juntaram uma história de contornos verídicos.

"Eu não percebo nada de cozinha, de gastronomia, mas lembrei-me desta história que uma amiga me contou há uns anos, sobre um bisavô, passada na Segunda Guerra Mundial, durante os bombardeamentos em Berlim", recordou Filipe Melo.

Sem querer adiantar muito da narrativa, o argumentista fala da importância de uma garrafa de champanhe, guardada num cofre, e chama a atenção para uma série de pormenores verídicos que foram incluídos por Juan Cavia.

"São histórias que têm muito essa relação da comida com a memória emocional, com o que pode representar, não há propriamente heróis", explicou.

"Comer Beber", que tem prefácio de Carlos Vaz Marques, será apresentado no dia 16 de dezembro na Comic Con, em Matosinhos, e dois dias depois na FNAC Chiado, em Lisboa, com a presença do argumentista português e do desenhador argentino.

Além de argumentista, Filipe Melo trabalha em cinema, é pianista, arranjador e dá aulas na Escola Superior de Música de Lisboa.

Juan Cavia tem formação em cinema, desenhou banda desenhada que tem sido premiada em Portugal, e trabalha atualmente em direção de arte para cinema e publicidade.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório