Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Novo álbum de Portugal Deluxe recupera música esquecida dos anos 60

O terceiro álbum da série 'Portugal Deluxe', reunindo nomes como José Cid e Thilo's Combo, mostra música feita em Portugal na década 1960, "que tem sido vista como menor", embora a realidade seja oposta, segundo Pedro Tenreiro, coordenador da edição.

Novo álbum de Portugal Deluxe recupera música esquecida dos anos 60
Notícias ao Minuto

10:15 - 17/11/17 por Lusa

Cultura Música

"A motivação desta coletânea é acreditarmos que existe uma série de música feita em Portugal ao longo da década de 1960, que tem sido vista como menor, porque não reproduz modelos nacionais, mas que é bastante importante", disse Tenreiro à agência Lusa.

Pedro Tenreiro, que tinha organizado os dois anteriores volumes com Rui Miguel Abreu, que saíram há 20 anos, e que são reeditados também hoje com este CD 'Portugal Deluxe 3 -- Modernidade Longínqua', realçou à agência Lusa que o álbum demonstra "características próprias", pois "há excelentes registos".

A título de exemplo, citou o tema 'Ababilah', pelo Quarteto 1111, "numa experiência psicadélica muito bem conseguida, que chega a sítios únicos".

"Havia talento em Portugal e até grande competência, o Thilo's Combo seria competente em qualquer parte do mundo, por exemplo, e extremamente versátil".

Deste grupo dirigido por Thilo Krasmann (1933-2004) o CD inclui 'Twistin' the twist' e 'The more I see you'.

A série 'Portugal Deluxe' "mostra um lado da música portuguesa que não está documentado, mas tem sido comentado pela crítica internacional", disse o organizador da antologia.

O CD reflete o rock'n'roll e o surf, os rhythm & blues, a soul, o jazz e o exótico "na juventude de um país fechado, para quem tudo parecia longínquo", em que "a ditadura vigorava", sem porém "nos impedir de sentir o pulsar do tempo e de lhe dar corpo, à nossa maneira".

O disco recupera gravações efetuadas nos estúdios Valentim de Carvalho, que chancela a edição, e na qual se encontra desde "a desbunda psicadélica pop com perfume magrebino do Quarteto 1111, que fará as delícias de Tarantino, aos Strollers a fazerem-se à estrada conduzidos pelo 'jazzman' José Duarte, em cerca de dois minutos de 'swing', à versão de 'Sunny' enfunada pelo saxofone de José Lello".

Entre os 15 temas que constituem o CD encontramos nomes como Mafalda Sofia, com o tema 'Teach me tiger', os Sheiks, de Paulo de Carvalho, em 'Treat her right', o Quinteto Académico, de Pedro Osório, com 'I feel good', ou Fernando Rueda, com 'Diabo'.

O CD 'Portugal Deluxe 3 -- Modernidade Longínqua' inclui ainda a participação dos The Strollers ('Hit the road, Jack'), o Conjunto de Hélder Martins ('Turiturá'), Conjunto Sousa Pinto ('Sunny'), José Cid ('Volkswagen Blue'), ou Vickie com o Conjunto Académico João Paulo ('Try a little tenderness').

Além do álbum que é hoje editado e os dois que são reeditados, segundo Pedro Tenreiro "há trabalho pronto para mais dois futuros discos", que espera "venham a ser editados pois há muita coisa boa espalhada por esses dois outros discos".

"Este disco, 'Portugal Deluxe 3 -- Modernidade Longínqua', como os anteriores e os próximos, editados internacionalmente em vinil, ia suscitar um grande interesse num nicho de consumidores da música", disse Tenreiro, que lamentou que "apropriação portuguesa do que se fazia lá fora, nomeadamente nos Estados Unidos, não esteja devidamente documentado e comentado", apesar da sua excelência, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório