Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Simpósio 'Fusões no Cinema' relaciona Sétima Arte com Educação

São João da Madeira acolhe sexta-feira e sábado o IV Simpósio Internacional Fusões no Cinema que, coorganizado pelo festival Caminhos do Cinema Português e pela Universidade Aberta, explora as relações entre a chamada Sétima Arte e a Educação.

Simpósio 'Fusões no Cinema' relaciona Sétima Arte com Educação
Notícias ao Minuto

16:20 - 16/11/17 por Lusa

Cultura São João da Madeira

Contando com mais de 15 oradores distribuídos por diferentes painéis, o evento irá decorrer na Torre da Oliva e pretende envolver docentes, investigadores, artistas e outros especialistas em Cinema e Educação numa análise às atuais práticas dessas áreas de atividade em Portugal, em Espanha e no Brasil.

O objetivo é debater "os novos papéis dos diferentes agentes envolvidos na dinâmica criativa e operativa da arte, da educação e da cultura", refere hoje fonte ligada à organização do simpósio.

Entre os oradores convidados para os dois dias de conferências, inclui-se Francisco García, da Universidade Complutense de Madrid, que irá avaliar como o cinema e a educação influenciam a transformação social.

Elsa Rodrigues, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, abordará, por sua vez, as potencialidades pedagógicas do cinema de ficção científica, enquanto Tânia Leão, do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, irá analisar o contributo específico dos festivais de cinema.

Gerardo Ojeda Castañeda, do Instituto Latino Americano de Comunicação Educativa, vai refletir sobre narrativas e formatos digitais, numa perspetiva similar à de Sara Trindade, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Sobre o Plano Nacional de Cinema, em concreto, intervirão Elsa Mendes, da Direção-Geral da Educação, e ainda Elsa Cerqueira, do Agrupamento de Escolas de Amarante, e Cristina Janicas, da estrutura congénere de Montemor-o-Velho - esta última numa apresentação que relaciona a Sétima Arte com o ensino da Filosofia.

Maria do Céu Marques, do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, propõe, por sua vez, uma reflexão específica sobre o filme 'Eduardo Mãos de Tesoura', complementada depois com a visão de Paulo Fernandes e José Alberto Rodrigues sobre o programa de literacia fílmica do festival de cinema animado Cinanima.

Raquel Pacheco, da Universidade Autónoma de Lisboa, apresentará casos de estudo no Brasil; Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos, vai explorar o tema das metáforas em contexto cine-pedagógico; e Elsa Morgado, Levi Leonido e Mário Cardoso, com base nas suas experiências na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade de Trás-os-Montes e no Instituto Politécnico de Bragança, abordarão a didática do cinema em contexto educativo.

A quarta edição do Simpósio Internacional Fusões no Cinema exibirá ainda curtas-metragens sobre os temas em análise e selecionadas para o efeito pelo Cineclube de Arouca e pelo CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório