Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Escritor Sergio Ramírez vence Prémio Cervantes 2017

O escritor nicaraguense Sergio Ramírez venceu o Prémio Cervantes 2017, no valor de 125.000 euros, o mais importante galardão da literatura hispânica, anunciou hoje o ministro espanhol da Educação, Cultura e Desporto, Íñigo Méndez de Vigo.

Escritor Sergio Ramírez vence Prémio Cervantes 2017
Notícias ao Minuto

14:28 - 16/11/17 por Lusa

Cultura Espanha

Nascido em 1942, em Masatepe, a 50 quilómetros de Manágua, Sergio Ramírez venceu o Prémio Alfaguara de Romance com "Margarita, está lindo o mar", em 1998, obra publicada em Portugal pela Difel, numa tradução de Helena Pitta.

Do autor está também publicado em Portugal "Tiveste Medo do Sangue?", romance publicado pela Editorial Caminho, em 1989, numa tradução de Manuel Ruas.

Sergio Ramirez foi vice-presidente da Nicarágua no primeiro Governo sandinista (1979-1990).

A agência noticiosa espanhola, Efe, refere que, com a atribuição do prémio ao nicaraguense Sergio Ramírez, volta a cumprir o princípio, não escrito de que o galardão é atribuído alternadamente entre um autor espanhol e um latino-americano.

No ano passado, o vencedor foi o espanhol Eduardo Mendoza, nascido em Barcelona, em 1943.

Entre títulos originais de Sergio Ramírez, disponíveis no mercado livreiro português, contam-se "La manzana de oro. Ensayos sobre literatura", "Antologia personal. 50 anos de cuentos" e "Cuentos completos", assim como os romances "Flores oscuras", "La Fugitiva", "El cielo llora por mi" e "Sara", publicados pela Alfaguara espanhola.

Ramírez é também autor, entre outras obras, de "El viejo arte de mentir", "Mil y una muertes", "Sombras nada más", "El reyno animal", "Catalina y Catalina", "Cuando todos hablamos" e "Adiós, muchachos", relato da revolução sandinista da Nicarágua.

O Prémio Cervantes foi criado em 1975, pelo Ministério da Cultura de Espanha, com o intuito de reconhecer a carreira de um escritor que, com todo o seu trabalho, contribuiu para enriquecer o legado literário hispânico.

O poeta espanhol Jorge Guillén foi o primeiro distinguido, em 1976, seguindo-se o cubano Alejo Carpentier, os espanhóis Damaso Alonso e Gerardo Diego, o argentino Jorge Luis Borges e o uruguaio Juan Carlos Onetti.

Entre os distinguidos contam-se também Maria Zambrano, Octavio Paz, Rafael Alberti, Ana María Matute, Gonzalo Torrente Ballester, Ernesto Sábato, Carlos Fuentes, Juan Marsé e Juan Goytisolo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório