Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

700 músicos participam no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas

Mais de 700 músicos vão participar no próximo fim de semana em Loures no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, um evento que pretende assinalar o centenário do nascimento do maestro Marcos Romão dos Reis Júnior.

700 músicos participam no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas
Notícias ao Minuto

21:30 - 15/11/17 por Lusa

Cultura Música

O Festival Internacional de Bandas Filarmónicas vai realizar-se entre sexta-feira e domingo na cidade de Loures, no distrito de Lisboa, e vai reunir 14 bandas, onze portuguesas, duas espanholas e uma polaca, segundo referiu à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira (CDU).

"Existe uma experiência do passado de se realizar em Loures um festival ibérico de bandas filarmónicas, mas nesta edição teremos a participação de uma banda oriunda da Polónia, o que internacionaliza ainda mais este evento", apontou.

De bandas portuguesas participam neste evento nove do concelho de Loures, a Orquestra Juvenil e a Banda da Armada. De Espanha irão atuar as bandas valencianas da Sociedad Musical la Harmónica de San Antonio de Requena e a Banda Musical L' Amistat de Quart de Poblet.

A Banda de Música da Academy of Music Karol Szymanowski in Katowice irá representar a Polónia neste festival.

Paulo Piteira referiu ainda que este evento está integrado nas comemorações do centenário do nascimento do músico, maestro e compositor Marcos Romão dos Reis Júnior que, entre outras bandas, se destacou ao serviço da Banda da Armada.

"No final de cada série de concertos irá existir uma interpretação conjunta de todas as bandas de um dos temas escritos por Marcos Romão dos Reis Júnior. Será uma bela homenagem e um belo tributo a um dos nomes grandes da música filarmónica", afirmou.

Os concertos vão decorrer no Pavilhão Paz e Amizade e terão entrada gratuita.

"Podemos dizer que, no próximo fim de semana, Loures vai ser a capital da música filarmónica. Quem julga que este tipo de música está ultrapassado desengane-se. Poderão ouvir de tudo, até versões dos Iron Maiden. Vale a pena a visita", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório