Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Cia. Etc traz ‘Os Superficiais’ e ‘Involuntário’ a cidades lusas

Companhia brasileira Cia. Etc tem espetáculos programados para Braga, Cabeceiras de Basto e Lisboa. Percurso arrancou em Coimbra.

Cia. Etc traz ‘Os Superficiais’ e ‘Involuntário’ a cidades lusas
Notícias ao Minuto

21:38 - 12/11/17 por Melissa Lopes

Cultura Dança

Comemorando 17 anos de existência – a um passo da maioridade, portanto – a Cia. Etc (companhia de dança braileira), naquela que é a sua segunda 'tournée' mundial, vai atuar em cidades portuguesas, até ao final de novembro.

O grupo, que junta dança, performance, mostra de videodanças e workshops nas suas apresentações, tem paragens em Braga, Cabeceiras de Basto e Lisboa, até ao dia 30, tendo iniciado o roteiro por Portugal em Coimbra, na sexta-feira e sábado passados.

A companhia traz então a Portugal o espetáculo ‘Os Superficiais’ e a intervenção urbana ‘Involuntário’, ambos criados para serem apresentados em espaços públicos abertos.

Além disso, Cia. Etc traz também uma mostra de videodanças da companhia, no qual vem investindo desde 2008, ainda no Brasil, nas pesquisas que envolvem o diálogo entre a dança e o cinema, conforme explica a companhia em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A companhia traz também as suas mais recentes criações de videodanças, “uma linguagem” que está presente na companhia há quase 10 anos.

Quanto ao espectáculo ‘Os Superficiais’, a companhia refere que se dedica “à investigação dos tipos de relações estabelecidas com o mundo pós-moderno marcado pela velocidade e superficialidade nas interações sociais, partindo das memórias pessoais de seus artistas criadores” (Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira).

'Os Superificiais' é um espectáculo inspirado nas redes sociais para, afirmam, “propor uma obra, um jogo ou uma brincadeira que aposta na tão recorrente exposição pessoal, na cópia compartilhada como original, na velocidade e volume da informação, na superficialidade do conteúdo, na interrupção das ações e na dificuldade de manter um só foco de atenção”.

No que diz respeito à intervenção urbana ‘Involuntário’, "os artistas estão envoltos numa bolha vermelha" e interagem com o público que pelos espaços públicos passa, num ambiente de grande movimentação urbana. Tal interação é registada em vídeo (de duração de um minuto) que é, posteriormente, disponibilizado online. Pensada para ser um videodança, depressa “extrapolou os limites da tela”, explica a companhia.

'Involuntário'' conta com quatro performers, Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira, que traçam um caminho pela cidade procurando “aguçar a sensibilidade das pessoas para o momento presente”.

Se ficou curioso, pode ‘cruzar’ destinos com a Cia. Etc, em Braga, no próximo dia 14, às 10h30, para um workshop no Gnration, às 14h30 para o espetáculo ‘Os Superficiais’, no dia 15 para o ‘Involuntário, para uma mostra de videodança e debate, na Escola secundária Alberto Sampaio. No dia 16, ainda em Braga, pelas 16h, terá oportunidade de assistir ao ‘Involuntário’ no centro histórico da cidade.

Em Cabeceiras de Basto, no dia 20 de novembro, pelas 10 horas, poderá assistir ao ‘Involuntário’, na feira semanal do concelho. No dia seguinte, pelas 17h30, na Praça da República, conte com ‘Os Superficiais’. E dia 22, uma mostra de videodança, na Casa do Tempo, às 21h30. 

Por fim, em Lisboa, pode contar com todos os espetáculos, a partir do dia 25 até ao dia 30. Concretamente, 'Involuntário no dia 26, pelas 17 horas, no Miradouro de São Pedro de Alcântara, 'Os Superficiais', no dia 27, pelas 14 horas, na Associação de Paralisia Cerebral. No dia 28, a companhia fará uma apresentação às 8h30 na Escola Superior de Educação. No dia seguinte, das 10  horas às 13 horas, um workshop no Lar Militar da Cruz Vermelha. No mesmo dia, às  21horas, a companhia vai participar na abertura do Festival InShadow. No dia 29, será a vez do Largo do Camões receber, às 11h30, 'Involuntário'. 

Para acompanhar a companhia, basta segui-la no seu site e nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório