Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Drama, desejo e tensão no regresso de 'A Promessa' de Santareno

A repressão sexual feminina, o desejo, a culpa e as tensões familiares numa pequena vila são os dramas explorados por João Cardoso em 'A Promessa', que se estreia na quinta-feira no Teatro Nacional São João, no Porto.

Drama, desejo e tensão no regresso de 'A Promessa' de Santareno
Notícias ao Minuto

15:42 - 11/11/17 por Lusa

Cultura Porto

A descrição foi feita aos jornalistas pelo encenador João Cardoso, que perante o convite do Teatro Nacional São João (TNSJ) para fazer o texto de um autor português optou por revisitar a obra de Bernardo Santareno, estreada em 1957 pela mão do Teatro Experimental do Porto e de António Pedro, para pouco depois ser proibida devido a pressões da igreja.

No primeiro dos três atos da peça, que fica no TNSJ até 03 de dezembro, toda a tensão do mundo parece focar-se na casa onde se ouvem o vento e o mar, a lembrar a tempestade responsável pelo voto de castidade com o qual uma mulher não consegue conviver, reivindicando o prazer que não tem, inquietando-se, afligindo a família e perturbando-se com a chegada de um estranho.

"A questão religiosa, que foi a mais incisiva na altura da estreia [de 1957] está lá. Mas o que mais me interessou foi o drama humano das personagens, a repressão sexual da mulher, o desejo, a culpa e todas as tensões que se avolumam naquela casa por causa da promessa [uma promessa de castidade no seio do casamento feita durante uma tempestade em nome do regresso de um pescador]", descreveu João Cardoso.

O encenador destaca que Santareno "fala das pessoas com menos voz, mas que vivem um bocado intimamente e de uma forma quase obscura este tipo de tensões e de dramas, muitas vezes só dentro de casa".

Isto porque, "lá fora, o social, o resto da população, neste caso uma vila piscatória, é sempre muito crítica, como acontece em sítios muito pequenos, circunscritos a pouca gente".

"O drama humano, o reflexo disso nas personagens foi o que me interessou mais. Isso não é datado. É nosso, Vivemos com os nossos dramas pessoais, as nossas tensões, é inerente à humanidade", afirmou.

O encenador admite que podia ter dado à "pressão da Igreja" um "sublinhado maior", porque "ainda que não se faça sentir tanto" como há 60 anos, "ela continua e é inerente à cultura", mas preferiu o drama que gira à volta de Maria do Mar, e da sua "reivindicação de prazer por parte do homem com quem casou".

Cardoso admite que Santareno "ficou um bocado datado numa determinada época" e há muito não era trabalhado, devido a "um certo receio".

O encenador contornou as dificuldades simplificando o cenário e os figurinos, da autoria de Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ.

"Despojei o texto de muitas coisas que tinha nomeadamente na parte cenográfica e dos adereços", explicou.

Cardoso acrescentou estar em causa "um texto desenhado do ponto de vista realista, o que implica uma série de ações dependentes de adereços".

Nesta versão, "a interpretação aqui está mais assente nas palavras do que propriamente nas ações".

Em declarações à Lusa, Nuno Carinhas reconheceu ter considerado "mais ou menos irrecusável" ser cúmplice de João Cardoso na cenografia e figurinos da peça.

"Temos imensa cumplicidade de há muitos anos. Quando ele me convidou para fazer pareceu mais ou menos irrecusável, já que eu o tinha convidado para encenar uma produção da casa e ele tinha escolhido uma peça tão arriscada quanto fascinante", observou.

Quanto à simplificação que foi necessário fazer ao cenário original, Carinhas considera que "é sempre bem-vinda" e nota que João Cardoso "sabia muito bem o que queria desde o início".

"Não queria excessos que nos desviassem dos personagens e do relacionamento entre eles. Como sou sempre a favor da simplificação dos elementos cénicos achei que era muito bom", disse.

'A Promessa', que chegou a ser adaptada ao cinema por António de Macedo num filme selecionado para o Festival de Cannes, regressa agora ao Porto, subindo ao palco do TNSJ de 16 de novembro a 03 de dezembro, na segunda produção própria da instituição da temporada 2017/2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório