Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro festival de Teatro de Viana do Castelo abre hoje com 'Rei Lear'

O espetáculo 'Rei Lear' abre hoje o primeiro Festival de Teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer até dia 18 no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Primeiro festival de Teatro de Viana do Castelo abre hoje com 'Rei Lear'
Notícias ao Minuto

08:17 - 10/11/17 por Lusa

Cultura Palco

Esta primeira edição do festival obteve um financiamento de 40 mil euros da Direção-Geral das Artes (DGArtes), depois de cinco anos à espera de ajuda financeira do Estado, segundo a companhia de Teatro do Noroeste.

A abrir o festival, pelas 21:30, sobe ao palco a peça 'Rei Lear', uma coprodução da Ensemble -- Sociedade de Atores, Teatro Nacional São João e Teatro Municipal de Bragança, a que se seguirá, no sábado, 'O grande tratado de encenação', pelo Teatro Experimental do Porto, a partir da obra de António Pedro.

Entre os dias 12 e 14, a programação é dedicada aos mais jovens, pelo que os três espetáculos decorrem mais cedo, pelas 18:30, a começar por 'O Sonho de Pedro', pelo Teatro do Noroeste, a que se seguirá 'Como um Carrossel', espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto, e, finalmente, o 'Guarda-Mundos', pelo Teatro de Didascália, de Vila Nova de Famalicão.

A partir de dia 15, as peças de teatro voltam a ser apresentadas às 21:30, sendo a primeira 'Auto da Índia', de Gil Vicente, pelo projeto Krisálida.

Nos dias que se seguem, serão apresentados os espetáculos '13', do grupo de teatro Peripécia, 'As Criadas', uma coprodução da Companhia de Teatro de Braga e da Seiva Trupe, com encenação de Rui Madeira, e "Subterrâneo", pela Companhia Ao Cabo Teatro e interpretado por Nuno Cardoso, a partir da obra 'Memórias do Subterrâneo', de Fiódor Dostoiévski, que encerra o festival.

Para além da programação principal, o Serviço Educativo do Teatro do Noroeste promoverá um conjunto de atividades paralelas sob o tema da inclusão social, que consistem em tradução de todos os espetáculos para língua gestual, visita guiada ao cenário, antes do início dos espetáculos, para pessoas invisuais, e a apresentação de animações por mais de 30 associações e escolas da região, como 'flashmobs' na cidade de Viana do Castelo ou a formação de um logótipo humano.

O festival conta ainda com uma frota de autocarros criada especialmente para o evento e que percorrerá quatro rotas diferentes: a Rota Concelhia (todas as freguesias do concelho de Viana do Castelo), a Rota Poente (Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço), a Rota Nascente (Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Paredes de Coura) e ainda a Rota Atlântica (Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Porto).

Estes autocarros farão o percurso de ida e volta e serão gratuitos para todos os espectadores do Festival de Teatro de Viana do Castelo.

Os bilhetes avulso têm preços entre os quatro e os dez euros, sendo também possível optar pela modalidade do Passe do Festival, que tem um custo de 30 euros e permite aceder a todos os espetáculos e atividades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório