Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Reis de Cannes e Berlim lideram nomeações da Academia Europeia de Cinema

O filme húngaro 'On Body and Soul', Urso de Ouro em Berlim, e a coprodução sueca-alemã 'O Quadrado', Palma de Ouro em Cannes, lideram as nomeações para os Prémios da Academia Europeia de Cinema, anunciadas hoje em Sevilha.

Reis de Cannes e Berlim lideram nomeações da Academia Europeia de Cinema
Notícias ao Minuto

20:06 - 04/11/17 por Lusa

Cultura Anúncio

Cada um dos filmes soma quatro nomeações, entre as principais da Academia - Filme Europeu do Ano (Melhor Filme), Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Atriz (Alexandra Borbély, 'On Body and Soul') e Melhor Ator (Claes Bang, 'O Quadrado').

O filme 'On Body and Soul', de Ildikó Enyedi, centra-se na relação de um deficiente com uma mulher com a Síndrome de Asperger, foi distinguido em Berlim, no passado mês de fevereiro, e a coprodução sueca-alemã 'The Square' ('O Quadrado'), de Ruben Östlund, premiada em Cannes, em Maio, estreia-se este mês em Portugal.

Nos candidatos com maior número de nomeações - três, cada - segue-se 'Loveless', de Andrey Zvyagintsev, uma coprodução russa, belga, alemã e francesa, e 'The Killing of a Sacred Deer', do grego Yorgos Lanthimos - Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento.

O filme do finlandês Aki Kaurismäki, 'O Outro Lado da Esperança', em exibição em Portugal, que aborda a questão dos refugiados, soma duas nomeações - Melhor Filme e Melhor Realizador.

O drama francês '120 Batimentos por Minuto', de Robin Campillo, centrado no grupo ACT UP, que, no início dos anos de 1990, promoveu ações em defesa da prevenção e do tratamento da sida, é o sexto candidato a Melhor Filme. '120 Batimentos por Minuto' recebeu o Prémio Especial do Júri em Cannes e tem estreia portuguesa anunciada para janeiro.

'Happy End', do austríaco Michael Haneke, soma as nomeações para Melhor Ator e Melhor Atriz, pelos desempenhos de Jean-Louis Trintignant e Isabelle Huppert.

Para Melhor Atriz estão ainda nomeadas Paula Beer ('Frantz'), Juliette Binoche ('Bright Sunshine'), Isabelle Huppert ('Happy End') e Florence Pugh ('Lady Macbeth'); para Melhor Ator, Colin Farrell ('The Killing of a Sacred Deer'), Josef Hader ('Stefan Zweig - Adeus Europa') e Nahuel Pérez Biscayart ('120 Batimentos por Minuto').

'A Fábrica de Nada', de Pedro Pinho, estava pré-selecionado para os prémios da Academia Europeia de Cinema, mas acabou sem nomeações.

A curta-metragem 'Os Humores Artificiais', de Gabriel Abrantes, é única produção portuguesa entre os finalistas. O filme conseguiu a nomeação no Festival de Berlim, em fevereiro, e deu a Gabriel Abrantes o prémio de realização, no 'Curtas' de Vila do Conde, em julho.

Os candidatos a Melhor Documentário europeu incluem 'Austerlitz', de Sergei Loznitsa (Alemanha), 'Comuna', de Anna Zamecka (Polónia), 'La Chana', de Lucija Stojevic (Espanha/Islândia/EUA), 'Stranhger in Paradise', de Guido Hendrikx (Holanda), e 'The Good Postman', de Tonislav Hristov (Finlândia/Bulgária).

O filme compete com outras 14 'curtas' originárias da Grécia, Suíça, Suécia, Holanda, Hungria, Turquia, Espanha, Irlanda, Alemanha, Áustria, Roménia e França, deixando para trás a longa-metragem 'A Fábrica de Nada', de Pedro Pinho, que se encontrava entre os pré-selecionados para os candidatos a filme europeu do ano.

Os Prémios Europeus de Cinema serão entregues na gala da academia, a 09 de dezembro, em Berlim.

As nomeações foram anunciadas hoje no Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

A lista completa de nomeados está disponível em www.europeanfilmawards.eu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório