Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Nasce hoje a Coros Portugal. Sabe do que se trata?

A Coros Portugal - Associação Portuguesa de Música Coral é hoje constituída, em Lisboa, com o objetivo de "melhor promover e dar a conhecer a música coral", disse à agência Lusa, o maestro Sérgio Fontão, da comissão instaladora.

Nasce hoje a Coros Portugal. Sabe do que se trata?
Notícias ao Minuto

16:19 - 04/11/17 por Lusa

Cultura Associação

A associação partiu da "necessidade sentida de haver uma associação que representasse a música coral e que fosse operacional", justificou.

Sérgio Fontão disse já ter existido uma associação de coros de Lisboa, que funcionou entre finais da década de 1970 e meados da seguinte, e que chegou a haver uma federação de coros, que não se encontra operacional.

A associação é hoje formalmente constituída, às 21:30, em Lisboa, com a eleição dos primeiros corpos gerentes, existindo "já cerca de uma centena de pessoas que se pretendem inscrever".

Na associação podem inscrever-se coralistas, músicos, maestros e "apaixonados pela música coral", disse Sérgio Fontão.

A ideia da Coros Portugal - Associação Portuguesa de Música Coral começou a ser trabalhada em julho, quando se realizou um primeiro encontro informal do qual saiu uma comissão instaladora, constituída pelos maestros Paulo Lourenço, Vera Batista, Ágata Ricca, Pedro Santos Ferreira e Sérgio Fontão.

A associação, "que entra hoje em funções", visa "criar e realizar projetos que promovam o desenvolvimento da música coral no país e representar a música coral portuguesa dentro e fora de fronteiras, preenchendo assim uma lacuna que há muito se faz sentir".

Entre outras iniciativas, a associação projeta fazer um levantamento do número de coros existentes em Portugal, a criação de uma rede de coros, "que facilite a informação e o acesso" a estes organismos, a promoção de cursos de formação e a realização de um encontro anual de coros, disse à Lusa Sérgio Fontão.

Segundo o maestro, "um levantamento feito apontou para a existência de cerca de um milhar de coros" em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório