Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Rui Massena Band abre Misty Fest que acontece em sete cidades

O maestro Rui Massena abre na quinta-feira, em Lisboa, o Misty Fest, que decorre até dia 15 de novembro em sete municípios e inclui no cartaz nomes como o pianista James Rhodes, que se estreia em Portugal.

Rui Massena Band abre Misty Fest que acontece em sete cidades
Notícias ao Minuto

18:40 - 31/10/17 por Lusa

Cultura Maestro

A Rui Massena Band, que terá novo CD em 2018, abre o festival na quinta-feira, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB), e apresenta-se também, no dia 11, na sala Suggia, da Casa da Música, no Porto.

Além de Lisboa, onde acontecem dez espetáculos, e Porto, que acolhe quatro, o Misty Fest marca presença em Évora, Braga, Leiria e Aveiro, com um espetáculo cada, para além de Espinho, que acolhe dois concertos.

Teté Alhinho, Céu, Gaiteiros de Lisboa, Miguel Poveda e Pedro Jóia, que convida Mariza, são outras das propostas musicais do Misty Fest.

A fadista Nathalie atua no sábado no Teatro Garcia de Resende, em Évora, e no dia 09, em Lisboa, no CCB. A intérprete, residente nos Estados Unidos, editou em 2007 o álbum de estreia "Corre-me fado nas veias", que lhe valeu o Prémio Lusíada - Melhor Álbum de Fado, dos Artistas Unidos da América. Em 2016 editou o CD "Fado além", e este ano apresentou-se no festival de fado Caixa Alfama.

No dia 11, os Gaiteiros de Lisboa regressam aos palcos, depois de dois anos de ausência, "com uma formação rejuvenescida e uma renovada vontade", atuando em Lisboa, no Teatro Tivoli, num concerto que conta como convidados especiais com os músicos rui Veloso e Sérgio Godinho.

O grupo de Carlos Guerreiro e Paulo Marinho conta agora com Sebastião Antunes (voz e percussões), Miguel Quitério (gaitas-de-foles, flautas e voz), Carlos Borges Ferreira (voz e percussões) e Paulo Charneca (percussões e voz).

Nos dias 06 e 07, atua a brasileira Céu, respetivamente, na Casa da Música e no Tivoli. Vencedora de dois Grammy Latinos, a cantora estreia no Misty Fest canções inéditas que irão pertencer ao álbum sucessor de "Tropix" (2016).

Também no dia 11 de novembro atua, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o espanhol Miguel Poveda, que cantou com nomes como Mariza e tem sido distinguido com vários prémios, entre eles o Lampara Minera.

A programação inclui Benjamin Francis Leftwich que apresenta o seu mais recente CD, "After the rain", no dia 05 no Theatro Circo, em Braga, no dia 07 no Teatro Aveirense, em Aveiro, no dia seguinte no CCB e, no dia 09, no Auditório de Espinho.

No dia 10, Teté Alhinho apresenta o seu mais recente álbum, "Mornas ao piano", no Tivoli, e no dia seguinte estreia-se na Casa da Música.

O pianista James Rhodes estreia-se em Portugal, no dia 13, com um recital na Casa da Música e, no dia seguinte, toca no CCB. O pianista britânico de 42 anos, em declarações à agência Lusa, afirmou que os seus recitais serão "uma viagem", convidando os espetadores "a sentar-se, fechar os olhos e iniciar uma viagem".

"A música clássica subsiste há séculos, porque tem uma incessante, infalível e intensa capacidade de nos transportar numa viagem de autodescoberta", afirmou o pianista.

Sivu, outro britânico, atua nos dias 05 e 06, respetivamente, no Theatro Circo e no Teatro Aveirense, e André Barros & Myrra Rós atuam no dia 09 no Teatro José Lúcio da Silva, em Leira, e no dia seguinte no CCB, subindo ainda ao palco do Auditório de Espinho um dia depois.

O concerto derradeiro da oitava edição do Misty Fest, no dia 15, é protagonizado pelo Pedro Jóia Trio, que convida Mariza para um espetáculo no CCB.

O trio é constituído por Pedro Jóia, na guitarra clássica, Norton Daiello, no baixo, e João Frade, no acordeão. Pedro Jóia acompanhou e compôs para Mariza. O trio "vai conduzir Mariza por uma série de desafiantes interpretações de temas que se posicionam fora do seu reportório habitual", afirma a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório