Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Rafael Alvarez apresenta espetáculo de dança que é também uma exposição

O coreógrafo e intérprete Rafael Alvarez apresenta esta semana em Lisboa 'No Intervalo de uma Onda', espetáculo com uma relação direta com o imaginário ocidental do Japão, que é também uma exposição de fotografia e...

Rafael Alvarez apresenta espetáculo de dança que é também uma exposição
Notícias ao Minuto

12:10 - 31/10/17 por Lusa

Cultura Lisboa

'No Intervalo de uma Onda', que resulta de um processo de pesquisa desenvolvido maioritariamente em Tóquio, mas também em Paris e em várias residências [coreográficas] em Portugal (em Lisboa, Porto e Montemor-o-Novo), "é um espetáculo de dança, mas que cruza muito um universo plástico e visual", explicou o artista em declarações à Lusa.

Em palco, haverá projeção vídeo -- "vídeos com imagens de Tóquio, que de alguma forma fazem parte da dramaturgia visual do próprio espetáculo" -- e "um elemento central, que é o papel".

"No espetáculo podemos ver em cena não só o corpo em movimento, mas também a presença muito forte de imagens projetadas, com diferentes veículos. Existe uma ligação muito forte entre corpo e papel, que tem que ver com a ideia de fragilidade do material que serve de tela, de suporte, superfície, um pouco em ligação ao corpo como superfície para o que é escrito e desenhado coreograficamente ao longo do espetáculo", descreveu Rafael Alvarez.

Em 'No Intervalo de uma Onda', que teve como ponto de partida a obra icónica do pintor japonês Hokusai 'A Grande Onda de Kanawaga', "há uma relação muito direta ao imaginário e à estética que os ocidentais associam ao Japão". Em palco "existem vários elementos, várias referências simbólicas a este universo visual do Japão".

Esta é a primeira vez que há no trabalho de Rafael Alvarez uma "relação direta" com o Japão, embora, ao longo dos 20 anos de carreira o coreógrafo e intérprete encontre no seu "universo criativo uma afinidade muito grande com a estética japonesa e com estes universos".

A relação com o Japão, país onde trabalhou pela primeira vez, nasceu a partir da "imagem iconográfica, quase pop, da grande onda". "O desafio que lancei a mim próprio foi olhar para esta imagem e poder explorar outras relações e perspetivas sobre a mesma imagem", contou.

"No Intervalo de uma Onda", que teve antestreia em Tóquio este mês, "não se encerra no espetáculo de dança, inclui várias outras atividades que são complementares à criação do espetáculo".

No sábado, é inaugurada na livraria Palavra de Viajante, em Lisboa, uma exposição de fotografia e é apresentado um livro de fotografia. "A exposição e o livro reúnem imagens que recolhi durante o processo de pesquisa e criação em Tóquio, uma espécie de subtexto e dramaturgia visual do espetáculo", explicou Rafael Alvarez.

Além da mostra, que fica patente até 15 de novembro, e do livro, estão previstas duas oficinas, "uma para seniores e outra para alunos da escola artística António Arroio", nas quais Rafael Alvarez partilhará "processos de trabalho", e também um ciclo de encontros e 'masterclasses' para alunos do ensino superior artístico.

Nestes encontros, com alunos da Escola de Artes da Universidade de Évora, da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e da Escola Superior de Dança de Lisboa, "o intuito é partilhar o processo de criação e as metodologias, mas também abrir a futuros profissionais e poder partilhar um trabalho feito sozinho, mas que não se encerra no solo".

"A ideia é criar pontes e ligações com a comunidade artística", referiu, salientando que, "embora seja um solo e tenha sido um processo solitário da construção do espetáculo e da exposição, é um projeto de diálogos e de proximidades e distâncias, é um projeto de viagens também".

'No Intervalo de uma Onda' é apresentado entre quarta-feira e sábado, às 21:30, no espaço Negócio, da Galeria Zé dos Bois, inserido na programação do Festival Temps d'Images.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório