Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Homenagem a Carlos Paião reúne 600 músicos em novo evento anual

O cantor Carlos Paião (1957-1988) celebraria, na quarta-feira, 60 anos e esse aniversário vai celebrar-se em Ílhavo, terra natal do músico, com a primeira edição de um evento anual dedicado ao 'rasgo' que lhe inspirou temas como 'Playback'.

Homenagem a Carlos Paião reúne 600 músicos em novo evento anual
Notícias ao Minuto

11:15 - 31/10/17 por Lusa

Cultura Ílhavo

A iniciativa é do projeto cultural municipal 23 Milhas, que, em parceria com a associação Cais do Som, lança assim a Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, que vai decorrer de sexta-feira a domingo e nos anos seguintes se repetirá sempre por altura do aniversário do nascimento do cantor falecido aos 31 anos num acidente de viação - já então consagrado pelo sucesso de canções como 'O Foguete', 'Cinderela' e 'Vinho do Porto'.

"Com um trajeto invulgar na música popular nacional, Carlos Paião é um símbolo de Ílhavo e, simultaneamente, de Portugal. (...) Queremos que seja uma inspiração para todos os músicos do concelho, pelo seu rasgo, qualidade e ambição", defende Luís Ferreira, diretor do programa 23 Milhas.

Sempre com entrada livre, a primeira edição do evento envolve cerca de 600 músicos, prevê dez concertos na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, e integra ainda duas oficinas sobre a obra do artista, uma dirigida a escolas e outra a famílias.

O ponto-alto do programa é o espetáculo que, domingo às 17:00, levará as duas bandas filarmónicas do concelho ao palco da Fábrica das Ideias, para aí interpretarem - com artistas a solo e também com os participantes das duas oficinas - parte do repertório do músico que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 1981.

Propondo-se ser "muito mais do que uma homenagem", a Milha reúne assim "alguns dos maiores talentos do panorama musical do município de Ílhavo", envolvendo um leque de grupos e artistas que percorre de forma transversal todos os géneros musicais, "do popular ao erudito".

O objetivo é que, a médio e longo prazo, o evento possa "promover e valorizar esses e outros" artistas, funcionando como "plataforma de comunicação entre músicos" e também como "espaço de oportunidade" para o lançamento de novos projetos nas áreas da produção, da formação, da edição e de outros domínios também relacionados com a criação.

"Os grupos e artistas que integram a Milha são desafiados a interagir, partilhar e criar, dinamizando a produção musical do concelho, estabelecendo pontes entre os vários agentes e criando, a partir daqui, um desafio anual vai que constituir uma plataforma permanente de contacto entre os pares", acrescenta Luís Ferreira.

"Esta primeira edição é apenas uma pista do que pretendemos fazer, uma vez que queremos criar uma 'cena cultural' em Ílhavo, dinamizando localmente ações que têm aspirações nacionais", anuncia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório