Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Preparado para noite mais assustadora do ano? Está aí o Halloween

Atualmente, o Dia das Bruxas é já celebrado um pouco por todo mundo. Fique a saber como surgiu e que planos (assustadores) pode fazer para esta noite.

Notícias ao Minuto

08:18 - 31/10/17 por Sara Gouveia

Cultura Festividades

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado principalmente nos Estados Unidos, mas atualmente já se comemora um pouco por todo o mundo, apesar de a origem desta comemoração ter, nos dias de hoje, pouco a ver com a forma como se celebra. O Halloween tem as suas raízes no Reino Unido e a palavra deriva de “All Hallows Eve” ("Noite de Todos os Santos").

Acredita-se que tudo começou no século XVIII com o antigo festival pagão ‘Samhain’, termo que significa ‘fim do verão’. Este festival celta durava três dias, começava a 31 de outubro e era uma homenagem ao “Rei dos Mortos”. Algumas das marcas desta celebração eram as fogueiras e a abundância de comida depois das colheitas.

Ao longo do tempo esta celebração, a linguagem e o significado da festividade foram mudando, conforme a região. O Halloween como o conhecemos hoje começou a tomar forma em 1800, sendo que só 45 anos depois, quando os irlandeses foram forçados a emigrar para os Estados Unidos para fugir à fome, levaram consigo história e tradições. Pouco depois começaram a surgir as primeiras referências à celebração.

Mas foi já na América que as abóboras esculpidas - as ‘Jack o’lanterns’ - passaram a ser sinónimo de Halloween, através de uma lenda sobre um homem chamado Jack, que conseguiu ser mais esperto do que o diabo e impedir que este reclamasse a sua alma e que o incomodasse durante vários anos.

Quando este finalmente morreu, Deus não terá permitido que entrasse no Céu e tendo em conta que o Diabo também não o podia incomodar, foi condenado a vaguear como um morto-vivo pela noite. Para se iluminar terá utilizado carvão que colocou dentro de um nabo esculpido, o que mais tarde deu origem às abóboras iluminadas.

Jack por seu lado, continua a vaguear pela terra desde então.., e com ele vagueiam também milhões de adeptos das festas da noite de Halloween.

Os hábitos de ir de porta em porta pedir doces, decorar as casas e os espaços com motivos assustadores e fazer festas temáticas já se tornaram comuns em Portugal e de Norte a Sul há algumas iniciativas para espantar os espíritos. Confira na galeria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório