Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cidade da Praia recebe 40 autores na primeira Festa do Livro Morabeza

A primeira Morabeza - Festa do Livro, na Cidade da Praia, vai reunir cerca de 40 autores, a partir de hoje, com uma programação que se estende às escolas, com espetáculos musicais e debates.

Cidade da Praia recebe 40 autores na primeira Festa do Livro Morabeza
Notícias ao Minuto

08:30 - 30/10/17 por Lusa

Cultura Literatura

A organização, a cargo do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e da Biblioteca Nacional de Cabo Verde com produção executiva da Booktailors, aponta o evento, que vai decorrer em vários espaços da capital cabo-verdiana, como "o maior evento literário dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)".

A Morabeza "pretende assumir-se como um ponto de ligação entre os vários continentes onde a expressão portuguesa está presente e viva", afirma a organização, referindo parcerias firmadas com o Festival Rota das Letras, de Macau, o Festival da Palavra, de Porto Rico e Nova Iorque, e o Literatura em Viagem, de Matosinhos.

A programação da festa tem prevista uma feira do livro, mesas de debate, concertos, sessões de poesia, ações de formação, visitas a escolas e universidades, um colóquio dedicado ao poeta Eugénio Tavares (1867-1930), um seminário internacional sobre o escritor cabo-verdiano Luís Romano, que se radicou no Brasil na década de 1960, e ainda a pintura de um mural pelo duo Acidum.

De acordo com o programa, a Morabeza abre hoje com uma sessão especial por Olinda Beja, na livraria da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, intitulada 'Escrever como quem planta ocás' e dedicada ao público infantil e juvenil.

Também hoje vai ser apresentada a reedição da 'Obra de Eugénio Tavares', na Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

Na sexta-feira, há a cerimónia oficial de abertura, no Memorial Amílcar Cabral, com o título "Sodade -- esta língua que nos separa", com a participação dos escritores Arménio Vieira e Francisco José Viegas.

Até domingo, quando encerra o evento, está prevista a realização de dez mesas-redondas sob diferentes motes como "É doce morrer no mar", uma canção dos brasileiros Jorge Amado e Dorival Caymmi, ou 'Tantu stória pa-m Kontâ-bu', que aborda a tradição oral; um ciclo de conversas com os escritores "em diversas universidades das ilhas" cabo-verdianas; e a apresentação do livro 'Debaixo da nossa Pele -- Uma Viagem', de Joaquim Arena.

Entre os cerca de 40 autores que vão participar neste evento, foram já anunciados os nomes de Germano Almeida, autor de 'O Testamento do Senhor Napumoceno', José Eduardo Agualusa, que recentemente publicou 'A Sociedade dos Sonhadores Involuntários' e recebeu este ano o Prémio IMPAC de Dublin pelo romance 'Teoria Geral do Esquecimento', e ainda Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, José Rodrigues dos Santos, Valter Hugo Mãe, Vera Duarte e Álvaro Laborinho Lúcio.

Na área dos espetáculos, um trio composto pelos músicos Isabella Bretz, Matheus Félix e Rodrigo Lara apresentará "Canções para abreviar distâncias", que inclui poemas de José Luís Peixoto (Portugal), Adélia Prado (Brasil), Mia Couto (Moçambique), Vera Duarte (Cabo Verde), Conceição Lima (São Tomé), Odete Semedo (Guiné-Bissau), Ana Paula Tavares (Angola) e Crisódio Araújo (Timor-Leste).

"Mais do que um encontro de escritores, esta festa literária procura ser um palco internacional para a produção literária cabo-verdiana e para o desenvolvimento do meio editorial local", afirma a organização da Morabeza - Festa do Livro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório