Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Maputo acolhe primeira edição do Festival de Comédia de Língua Portuguesa

Maputo acolhe hoje e no sábado a primeira edição do Festival de Comédia de Língua Portuguesa, uma iniciativa que visa criar um intercâmbio entre humoristas da lusofonia.

Maputo acolhe primeira edição do Festival de Comédia de Língua Portuguesa
Notícias ao Minuto

17:40 - 27/10/17 por Lusa

Cultura Humor

"A expectativa é que as pessoas venham ver aquilo que nós temos em termos de talentos para juntos fazermos crescer o movimento de comédia nos nossos países", disse à Lusa Leonel Mendes, humorista e um dos organizadores do festival.

Nesta edição, o festival contará com a participação de seis humoristas, dois do exterior, Fernando Tafish (Angola) e João Seabra (Portugal), e quatro moçambicanos, Leonel Mendes, Meneses e o dueto de Félix Tinga.

Bruna Louise, convidada do Brasil e incluída nos cartazes da iniciativa, não vai estar presente.

Para Leonel Mendes, tendo em conta que, pelo menos nos países de língua portuguesa, a comédia é relativamente nova, a ideia é garantir a criação de mercado.

"A ideia é mexer um pouco na área para ver o que sai", observou o humorista, lembrando que a iniciativa nasce como forma de celebrar o 9.º ano do "Improriso", um espetáculo de comédia que ganhou notoriedade em Maputo.

Para João Seabra, o humor entre os países lusófonos está ainda em fase embrionária, mas iniciativas similares são importantes para que haja um intercâmbio mais forte e a dinamização do estilo.

"Isto, no fundo, é transmitir a cultura de um país para os outros", afirmou o humorista.

Depois deste festival piloto, a organização do evento projeta realizar seis espetáculos anuais, num périplo que deverá incluir Luanda, Angola, Porto, Lisboa e São Paulo.

Os espetáculos vão decorrer hoje e sábado no Cine Teatro Gilberto Mendes, em Maputo, pelas 21h00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório