Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Cartazes e desenhos de João Machado em exposição no Museu Nadir Afonso

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, inaugura, a 28 de outubro, a exposição "Arte da Cor", composta por cartazes e desenhos da autoria do designer João Machado, um dos profissionais portugueses mais premiados internacionalmente.

Cartazes e desenhos de João Machado em exposição no Museu Nadir Afonso
Notícias ao Minuto

20:32 - 24/10/17 por Lusa

Cultura Eventos

Comissariada por António Augusto Joel, a mostra fica em exibição até dia 08 de abril de 2018, anunciou hoje o espaço museológico, em comunicado enviado à agência Lusa.

Os mais de 150 cartazes reunidos para a exposição documentam, entre outras, a contribuição do artista para a definição da identidade da Associação Industrial Portuense, durante a década de 1980, a consolidação da imagem do Cinanima, ao longo de 40 anos, a ligação do autor a causas ecológicas e ambientais e o gradual estabelecimento de uma carreira internacional, distinguida por diferentes instituições na Europa e nos Estados Unidos, ligadas ao design e à ilustração.

Alguns dos motivos destes cartazes serviram ainda como veia orientadora para a criação experimental de peças tridimensionais que procuram explorar as fronteiras entre a obra efémera, o cartaz e a escultura, como destaca a apresentação da mostra.

A exposição apresenta ainda desenhos originais, feitos com tinta-da-China e que, durante a década de 1980, foram reproduzidos em diferentes obras de literatura infantil, bem como desenhos de caráter satírico e iconoclasta.

Muitas das esculturas abstratas, que João Machado fez, evidenciam a contemporaneidade da sua criação escultórica, uma plena sintonia com os movimentos artísticos internacionais e uma interligação com a sua posterior produção 'cartazística', segundo o museu.

Nascido em Coimbra, em 1942, João Machado licenciou-se em Escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde também veio a ser professor de Desenho Gráfico.

Participa, desde 1983, em exposições coletivas e individuais que lhe trouxeram vários prémios nacionais e internacionais, destacando-se o Prémio de Excelência Icograda, em 1999, e a nomeação de Graphis Design Master.

Também recebeu o Prémio Nacional Gulbenkian para a melhor Ilustração de Livros para a Infância, o 1.º Prémio Nacional de Design, em 1989, e os prémios das bienais de Munique e de Leipzig, na Alemanha. Em Denver, nos EUA, em 1999, foi-lhe atribuído o 1.º Prémio para o Logo Film Commission, da Association of Film Commissioners International e, no Reino Unido, teve o prémio European Design Annual.

Ao longo da carreira, expôs em instituições como o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, a Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o Museu Brasileiro da Escultura, em S. Paulo, e o Memorial da Cidade, em Curitiba, Brasil, o Lincoln Center, no Colorado, EUA, e participou nos Dias da Cultura Portuguesa, em Frankfurt, Alemanha, entre outras iniciativas.

Autor de uma vasta obra, a sua paixão pelo cartaz é notória, constituindo a sua peça de eleição, mas revela-se igualmente no design editorial, nas áreas da ilustração e da filatelia.

João Machado é o autor exclusivo dos cartazes do Cinanima - Festival Internacional do Cinema de Animação, desde a sua criação em 1977.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório