Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Museu do Chiado fez proposta para adquirir seis obras de coleção privada

A direção do Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado, em Lisboa, fez uma proposta ao Ministério da Cultura para aquisição de seis obras de artistas portugueses de uma coleção privada que ali se encontra em depósito.

Museu do Chiado fez proposta para adquirir seis obras de coleção privada
Notícias ao Minuto

22:30 - 24/10/17 por Lusa

Cultura Decisão

Contactada pela agência Lusa, Aida Rechena, diretora do museu, revelou que enviou para a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) uma proposta de aquisição de seis obras de fotografia, e "poderão seguir-se outras propostas para a aquisição de obras de outra tipologia".

Em causa está um pedido da colecionadora privada Isabel Vaz Lopes, que, através de um protocolo assinado com o Museu do Chiado, em 2012, tinha depositado 31 obras de artistas portugueses, entre os quais o fotógrafo Paulo Nozolino e os escultores Rui Chafes e Pedro Cabrita Reis.

No final de setembro, o jornal Público noticiou a intenção da colecionadora de retirar as obras do museu, justificando o pedido de devolução para "encerrar uma fase" da vida, tendo falado também em cansaço, criticando o que considerava ser uma falha no enquadramento do "papel cívico" dos colecionadores na política dos museus.

A colecionadora tinha feito um primeiro protocolo com Pedro Lapa, diretor do Museu do Chiado entre 1998 e 2009, e, segundo explicou ao jornal, a intenção era dar, na altura, "um exemplo a outros colecionadores que poderiam fazer depósitos no museu".

Em declarações hoje à Lusa, a diretora do museu indicou que, por indicação da curadora Emília Tavares, foi enviada uma proposta oficial à tutela para a aquisição de seis obras em fotografia de artistas portugueses, a que poderão seguir-se outras propostas.

Em 2015 saíram já seis obras do conjunto, que Aida Rechena considera "importante no quadro do acervo do museu".

Aida Rechena indicou à Lusa que a colecionadora e proprietária pediu a devolução de todas as obras, justificando o pedido com "motivos pessoais e de gestão da coleção privada".

"Considerando que a colecionadora acionou, como é seu direito, a cláusula de denúncia do protocolo, o museu vai desafetar as obras, com autorização superior da DGPC", indicou a diretora do Museu do Chiado à Lusa.

A Lusa contactou a DGPC sobre esta proposta de aquisição de obras, e aguarda uma resposta da tutela.

Instalado no Convento de São Francisco, no centro de Lisboa, o Museu do Chiado alberga a coleção de arte portuguesa, de 1850 à atualidade, com o mais importante acervo portuguesa de arte contemporânea, incluindo pintura, escultura, desenho e vídeo, entre outros 'media'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório