Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rita Redshoes no 15.º aniversário de Escola Portuguesa em Díli

A Escola Portuguesa Ruy Cinatti em Díli acolhe sábado um concerto da cantora portuguesa Rita Redshoes no âmbito das atividades que ao longo deste ano e até 06 de dezembro assinalam os 15 anos da instituição.

Rita Redshoes no 15.º aniversário de Escola Portuguesa em Díli
Notícias ao Minuto

15:34 - 24/10/17 por Lusa

Cultura Aniversário

O concerto gratuito e dirigido a toda a comunidade educativa decorre na escola às 17h30 de sábado.

No domingo, e ainda no âmbito das mesmas atividades, a Fundação Oriente em Díli acolhe a apresentação do filme "Portuguese from Soho".

O documentário, que estreou no ano passado no Museum Of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque, é da autoria de Ana Ventura Miranda e conta a história da presença portuguesa neste bairro nova-iorquino, no século passado.

Rita Redshoes é a responsável pela banda sonora do filme, que tem como narrador do documentário o escritor José Luis Peixoto.

Ana Miranda deparou-se com a história desta comunidade desconhecida, em Manhattan, quando se mudou para Nova Iorque, e encontrou uma portuguesa que era dona de um prédio de apartamentos na Broome Street.

A autora do documentário descobriu que a presença portuguesa era muito mais vasta, tendo depois da Segunda Guerra Mundial, entre as décadas de 1960 e 1980, chegado a contar com cerca de 700 famílias.

No seu auge, a comunidade chegou a ter uma escola, igreja com missa em português, mercados, equipa de futebol e clubes recreativos.

Hoje, resistem cerca de 20 imigrantes, bem como dois pequenos mercados que vendem produtos portugueses e a imagem de Nossa Senhora de Fátima e os Três Pastorinhos, na fachada de uma igreja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório