Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Sebastião Resende vence Prémio Amadeo de Souza-Cardoso

O artista Sebastião Resende venceu a edição deste ano do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, atribuído pela Câmara de Amarante, com a obra "A memória da luz não ilumina", avançou hoje a autarquia.

Sebastião Resende vence Prémio Amadeo de Souza-Cardoso
Notícias ao Minuto

18:36 - 23/10/17 por Lusa

Cultura Artistas

Fonte do município disse à Lusa que a escolha do júri foi unânime e o vencedor vai receber 12.500 euros.

Sebastião Resende foi um dos quatro artistas convidados pela organização para concorrerem ao Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, sendo os restantes Alexandre Conefrey, Gonçalo Pena e Patrícia Garrido.

O júri foi constituído por António Cardoso, em representação do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Laura Castro, Lúcia Matos, João Pinharanda e Sérgio Mah.

Por seu lado, o Prémio Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca Museu, no valor de 7.500 euros, foi atribuído a Maria José Oliveira, pela obra "O Corpo Costelas (O Corpo Contentor)", que passará a integrar o espólio do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

O júri do prémio que cumpre em 2017 a sua 11.ª edição já havia já atribuído, extraconcurso, ao pintor Jorge Pinheiro, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, uma distinção que pretende consagrar a carreira daquele artista.

Em consequência, a Câmara de Amarante fará a aquisição de uma ou mais obras de Jorge Pinheiro, até ao montante máximo de 25.000 euros.

Adicionalmente, o pintor foi convidado a realizar uma exposição no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.

A entrega dos prémios está marcada para 18 de novembro.

A Exposição Prémio Amadeo de Souza-Cardoso pode ser vista entre 18 de novembro e 25 de março de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório