Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Festival de música Jazzores vai decorrer em quatro ilhas dos Açores

A violoncelista Giovanna Barbati e o pianista Marino Formenti são alguns dos protagonistas do Festival de Música dos Açores Jazzores, que se realiza na região, de terça-feira a 03 de novembro, foi hoje anunciado.

Festival de música Jazzores vai decorrer em quatro ilhas dos Açores
Notícias ao Minuto

15:30 - 20/10/17 por Lusa

Cultura Música

Rui Melo, da organização do Jazzores, disse à agência Lusa, que, na edição de 2017, foi feita uma aposta em compositores de Viena, Àustria, como Shubert e Brahms, entre outros que habitaram na cidade.

O festival começou em 1999, apenas na cidade de Ponta Delgada, em São Miguel, e, em 2009, foi alargado a outras ilhas dos Açores, tendo começado com jazz.

"Começámos este festival com alguma música jazz, mas esta pertence a outra cultura, praticamente acabou, não tendo inovação. A música como forma de arte tem outra maneira de ver o mundo na perspetiva do universo na sua totalidade e do homem relacionado com alguma coisa superior", declarou Rui Melo.

O responsável recorda que foi apresentada no festival, há cerca de quatro anos, música barroca de Johann Sebastian Bach, entre outros compositores pré-românticos, a par de música contemporânea de autores do século XX e da atualidade.

Segundo uma nota de imprensa da organização do evento, o Jazzores vai contemplar concertos nas ilhas de Santa Maria, Pico, Faial e São Miguel.

A artista Giovanna Barbati, uma das presenças no festival, é há vários anos primeiro violoncelo e solista de viola da gamba da Academia Montis Regalis, agrupamento dirigido por Alessandro De Marchi, que se dedica ao repertório antigo, contemporâneo e à música improvisada, apresentando-se frequentemente a solo, em recital.

Também estará presente no evento a Orquestra Angrajazz, projeto da Associação Cultural Angrajazz, da ilha Terceira, constituida em julho de 2002, que realizou o seu concerto inaugural na quarta edição do festival Angrajazz.

Desde o seu início, a orquestra tem contado com a direção dos músicos Claus Nymark e Pedro Moreira, tendo, em maio de 2006, lançado o CD "Orquestra Angrajazz com [a cantora] Paula Oliveira".

Marino Formenti, outra das presenças do Jazzores, é definido como "um dos músicos mais interessantes da sua geração", apresentando um repertório contemporâneo a par do clássico e das conexões entre os diferentes estilos e 'backgrounds' musicais.

O Ensemble Alan Berg de Viena, criado em 2016, é formado pelo Quarteto Hugo Wolf, ao qual se juntou a pianista Ariane Haering, assim como a flautista Silvia Careddu e o clarinetista Alexander Neubauer, músicos da Orquestra Sinfónica de Viena.

Nos seus concertos, o agrupamento convida o público a "juntar-se às suas viagens artísticas de descoberta, comunicando a música de um modo aberto ao mundo, sem concessões e de forma poetíca".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório