Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Modernismo brasileiro dos anos de 1920 a 1960, em foco no Museu Berardo

Uma exposição com obras de artistas do Modernismo brasileiro, de pintura e escultura, criadas entre as décadas de 1920 e 1960, vai ser inaugurada a 26 de outubro, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.

Modernismo brasileiro dos anos de 1920 a 1960, em foco no Museu Berardo
Notícias ao Minuto

11:50 - 20/10/17 por Lusa

Cultura Lisboa

A exposição intitula-se "Modernismo Brasileiro, Obras da Coleção Edson Queiroz", e revela parte deste acervo da fundação homónima, sediada em Fortaleza, no Brasil, que percorre cerca de quatrocentos anos de produção artística.

De acordo com o Museu Berardo, esta exposição, com curadoria de Regina Teixeira de Barros, apresentará uma seleção de obras produzidas quer por artistas brasileiros, quer por estrangeiros residentes no país.

Entre as pinturas e esculturas presentes na exposição, encontram-se obras que vão da primeira fase moderna no Brasil, ainda com formação europeia -- como Lasar Segall, Flávio de Carvalho, Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro e Victor Brecheret --, até ao aparecimento do manifesto neoconcreto carioca, na segunda metade do século XX.

O percurso expositivo inclui também artistas interessados na busca de um imaginário próprio para o país, como Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Di Cavalcanti e Candido Portinari, de quem o Museu do Chiado, em Lisboa, tem expostas atualmente duas obras com a temática da música.

A seleção também aponta para as novas vertentes abstratas e formais do pós-guerra, cujos representantes são Alfredo Volpi, José Pancetti e Maria Leontina.

Seguindo cronologicamente, a exposição apresenta obras de membros do Grupo Frente e do Grupo Ruptura, que acompanharam um novo momento da arte brasileira, marcado pelo aparecimento dos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo, e da Bienal Internacional de São Paulo, em 1951.

A exposição encerra com a produção das décadas de 1950 e 1960, com uma diversidade de expressões artísticas, com obras de Ivan Serpa, Tomie Ohtake e Iberê Camargo, como nas propostas radicais de artistas que tinham participado no movimento neoconcreto carioca.

A exposição ficará patente até ao dia 11 de fevereiro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório