Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Forum Dança apresenta espetáculos e conferências em novembro em Lisboa

Espetáculos, conferências e ´masterclasses´, com artistas como Vítor Roriz, Sofia Dias e Patrícia Portela, vão ser apresentados entre 04 e 09 de novembro pelo Forum Dança, em Lisboa.

Forum Dança apresenta espetáculos e conferências em novembro em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:47 - 19/10/17 por Lusa

Cultura Masterclasses

De acordo com aquela associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990 para promover a dança contemporânea através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação, a programação vai reunir muitos dos alunos que hoje são coreógrafos profissionais.

Mickaella Dantas, Daniel Pizzamiglio & Inês Cartaxo, Sérgio Matias e Romain Teulle são outros dos artistas que estarão presentes neste encontro de uma entidade que formou centenas de criadores ao longo de quase três décadas.

Pelos cursos passaram, enquanto professores, nomes de referência de várias áreas da cultura em Portugal, como Rui Campos Leitão, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Catarina Medina, diretora de Comunicação do Teatro Maria Matos, Rita Guerreiro, da Cassefaz, Francisco Frazão, programador de Teatro na Culturgest, Otelo Lapa, diretor de cena na Fundação Calouste Gulbenkian, o atual secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e o programador cultural António Pinto Ribeiro, entre outros.

Porque a associação vai comemorar o seu 30.º aniversário em 2019, decidiu lançar ainda este ano duas programações inéditas, que dão a conhecer por dentro o trabalho que desenvolve.

As duas programações designam-se OPEN PACAP - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, que marca o lançamento de um novo curso do Forum Dança com conferências, tertúlias e 'masterclasses', a o programa Cartografias, que propõe uma mostra de criações na área da dança contemporânea.

Com início a 03 de novembro, o OPEN PACAP vai apresentar uma semana de conferências e tertúlias, com convidados nacionais e internacionais, à volta de questões teórico-práticas da construção do objeto de arte.

Entre o Espaço da Penha, sede do Forum Dança, a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e a Casa Fernando Pessoa vai ser possível ouvir e debater com o investigador e professor de Filosofia Nicolas Fernando De Warren, o professor de Media Arts na Royal Holloway, da Universidade de Londres, Christopher Townsend e o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, Fernando Matos de Oliveira.

Até 09 de novembro o OPEN PACAP permite também participar em aulas conduzidas por Christopher Townsend, pela filósofa Willow Verkerk e pelo historiador de cinema e programador Olivier Hadouchi.

No dia 09 novembro, às 20:30, no Forum Dança, o OPEN PACAP encerra com um ensaio aberto da nova peça de Clara Andermatt, com colaboração de Mickaela Dantas e Patrícia Portela.

Com curadoria de Ezequiel Santos, Cartografias #0 envolve tanto criadores emergentes como os de maior maturidade, alguns dos quais antigos alunos do Forum Dança, num trabalho conjunto, do qual resultarão dois momentos de apresentação: o primeiro a 04 e 05 de novembro, e o segundo em fevereiro de 2018.

O Forum Dança é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura e pertence à REDE - Associação de Estrutura para a Dança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório