Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Festival Books & Movies arranca a 4 de novembro em Alcobaça

A quarta edição do Books & Movies -- Festival Literário e de Cinema de Alcobaça leva à cidade, de 04 a 14 de novembro, dezenas de escritores, artistas e cineastas para promover o cinema e a literatura.

Festival Books & Movies arranca a 4 de novembro em Alcobaça
Notícias ao Minuto

15:30 - 19/10/17 por Lusa

Cultura Literatura

Vinte e seis filmes, 30 peças de teatro, 13 encontros com escritores e outras tantas apresentações de livros, três exposições e dez concertos marcam o programa do festival organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça.

Cristina Carvalho será a autora residente desta quarta edição, radica-se na cidade ao longo dos 11 dias do certame "à procura de histórias e de inspiração" para continuar o texto dedicado a Alcobaça, iniciado pelo escritor residente da edição anterior, José Fanha", revelou a organização.

Cristina Carvalho publicou em 1989 o seu primeiro livro, "Até Já Não é Adeus", e colaborou com várias revistas e jornais, nomeadamente no Jornal de Letras e revista Egoísta, publicando um conjunto de contos.

Em março de 2009, publicou o romance "O Gato de Uppsala", e mais recentemente, lançou, entre outras obras, "Nocturno", um romance biográfico sobre Chopin, "A Casa das Auroras" e "Lusco-Fusco".

Ganhou o prémio SPA/RTP 2016 na categoria de Ficção Narrativa com a obra "O Olhar e a Alma, romance de Modigliani", obra que integra o Plano Nacional de Leitura.

No que toca a concertos, a abertura oficial do festival caberá este ano ao maestro e compositor Rui Massena.

Depois de ter dirigido durante 12 anos a Orquestra Clássica da Madeira e de passagens por orquestras estrangeiras apostou no Expensive Soul Symphonic Experience, um espetáculo onde uma orquestra clássica encontrou espaço ao lado do hip hop do grupo Expensive Soul.

Agora troca a batuta pelo piano, numa experiência solitária que traduz a sua visão enquanto compositor e que partilhará com o público a 04 de novembro no Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro.

O espetáculo é o ponto de partida para 11 dias que levam livros, filmes, autores e atores a conversarem, parques ou em locais como o Mosteiro de Alcobaça, o Museu do Vinho, a Granja de Cister, Biblioteca Municipal, Escola Adães Bermudes, e o Mercado Municipal, entre outros.

Ao todo são "mais de 150 atividades realizadas nos locais mais emblemáticos da cidade", divulgou a Câmara que incluiu ainda no programa 24 oficinas, quatro sessões de 'showcooking' e atividades com o público escolar.

O festival, que todos os anos homenageia uma personalidade cultural, escolheu este ano a atriz e escritora Ana Zanatti, que será homenageada na Gala Books & Movies, a 12 de novembro, no cineteatro.

Na gala terá também lugar a entrega do Prémio Internacional Books & Movies 2017 que este ano premeia o melhor roteiro escrito de viagens sob o tema "Alcobaça - Dê Lugar ao Amor".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório