Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Skapinakis inaugura hoje exposição com pintura dos últimos quatro anos

O artista Nikias Skapinakis vai expor, a partir de hoje, 25 obras, criadas nos últimos quatro anos, no Museu Arpad Szenes -- Vieira da Silva, em Lisboa, no âmbito da programação das exposições temporárias desta entidade.

Skapinakis inaugura hoje exposição com pintura dos últimos quatro anos
Notícias ao Minuto

06:25 - 19/10/17 por Lusa

Cultura Arte

'Nikias Skapinakis - Paisagens Ocultas - Apologia da Pintura Pura - 2014-2017' é o título desta exposição que reúne 25 obras, entre 23 óleos e dois desenhos, com inauguração prevista para as 19:00, e que ficará patente até 14 de janeiro de 2018.

De ascendência grega, Nikias Skapinakis, atualmente com 86 anos, apresentou a sua maior exposição antológica em 2012, com 260 obras de pintura, desenho, cerâmica e objetos documentais, no Museu Berardo, em Lisboa.

Nikias Skapinakis frequentou o curso de arquitetura, mas abandonou-o para se dedicar à pintura, começando a expor muito jovem, em 1948, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas.

Desde então realizou diversas exposições individuais e participou em numerosas coletivas em Portugal e no estrangeiro, apresentando sobretudo trabalhos a óleo, mas também litografia, serigrafia e ilustração de livros.

Em 1985, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian mostrou uma exposição antológica da pintura de Skapinakis, completada com uma retrospetiva da obra gráfica e guaches na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Quinze anos depois, em 2000, o Museu de Arte Moderna da Fundação de Serralves apresentou a exposição antológica 'Prospetiva', que reuniu pintura e desenho entre 1966 e 2000.

Considerado um dos maiores artistas portugueses vivos, Skapinakis continua a trabalhar em pintura, desenho, gravura e serigrafia no seu ateliê, em Lisboa, onde também reside.

Jorge Silva Melo, que tem vindo a realizar documentários sobre criadores que se destacaram na História da arte em Portugal, fez o filme 'Nikias Skapinakis: o Teatro dos Outros' (2007).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório