Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Nikias Skapinakis expõe obras dos últimos anos no Museu Vieira da Silva

O artista Nikias Skapinakis vai expor 25 obras, criadas nos últimos quatro anos, no Museu Arpad Szenes -- Vieira da Silva, em Lisboa, a partir de quinta-feira, no âmbito da programação das exposições temporárias desta entidade.

Nikias Skapinakis expõe obras dos últimos anos no Museu Vieira da Silva
Notícias ao Minuto

18:49 - 17/10/17 por Lusa

Cultura Exposição

'Nikias Skapinakis - Paisagens Ocultas - Apologia da Pintura Pura - 2014-2017' é o título desta exposição que reúne 25 obras, entre 23 óleos e dois desenhos, indicou hoje fonte do museu contactada pela agência Lusa.

Com inauguração prevista para as 19h00 de quinta-feira, a mostra ficará patente até 14 de janeiro de 2018.

De ascendência grega, Nikias Skapinakis, atualmente com 86 anos, apresentou a sua maior exposição antológica em 2012, com 260 obras de pintura, desenho, cerâmica e objetos documentais, no Museu Berardo, em Lisboa.

Nikias Skapinakis frequentou o curso de arquitetura, mas abandonou-o para se dedicar à pintura, começando a expor muito jovem, em 1948, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas.

Desde então realizou diversas exposições individuais e participou em numerosas coletivas em Portugal e no estrangeiro, apresentando sobretudo trabalhos a óleo, mas também litografia, serigrafia e ilustração de livros.

Em 1985, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian mostrou uma exposição antológica da pintura de Skapinakis, completada com uma retrospetiva da obra gráfica e guaches na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Quinze anos depois, em 2000, o Museu de Arte Moderna da Fundação de Serralves apresentou a exposição antológica 'Prospetiva', que reuniu pintura e desenho entre 1966 e 2000.

Em 2009, foi a vez de o Centro Cultural de Cascais, por iniciativa de Jorge Silva Melo, diretor dos Artistas Unidos, apresentar uma exposição retrospetiva dos últimos 50 anos da obra do artista.

Considerado um dos maiores artistas portugueses vivos, Skapinakis continua a trabalhar em pintura, desenho, gravura e serigrafia no seu ateliê, em Lisboa, onde também reside.

Jorge Silva Melo, que tem vindo a realizar documentários sobre criadores que se destacaram na História da arte em Portugal, fez o filme 'Nikias Skapinakis: o Teatro dos Outros' (2007).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório