Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Vencedor do Prémio LeYa é conhecido sexta-feira

O romance vencedor do Prémio LeYa 2017, no valor de 100.000 euros, é conhecido na próxima sexta-feira, pelas 12:00, na sede do grupo editorial em Alfragide, nos arredores de Lisboa, anunciou hoje a empresa.

Vencedor do Prémio LeYa é conhecido sexta-feira
Notícias ao Minuto

13:34 - 17/10/17 por Lusa

Cultura Literatura

"O júri do Prémio LeYa 2017 reunir-se-á nos dias 19 e 20 de outubro, estando agendado para dia 20, às 12:00, o anúncio da decisão quanto ao romance vencedor da edição deste ano", lê-se no comunicado do grupo LeYa enviado à agência Lusa.

À edição deste ano apresentaram-se 400 originais, provenientes de 18 países, dos quais foram selecionados cinco finalistas.

O júri do Prémio LeYa deste ano é presidido pelo escritor Manuel Alegre e constituído ainda pelos escritores Nuno Júdice, Pepetela, para além do crítico José Castello, do professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, do reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo Lourenço do Rosário, e da professora da Universidade de São Paulo Rita Chaves.

O ano passado, o júri deliberou por unanimidade não atribuir o prémio, dada a falta de qualidade das obras apresentadas.

Em 2015, o vencedor foi 'O Coro dos Defuntos', de António Tavares.

O romance 'O Rasto do Jaguar', de Murilo Carvalho, foi o primeiro vencedor do galardão, em 2008, ao qual se seguiu 'O Olho de Hertzog', de João Paulo Borges Coelho. Em 2010, o júri decidiu pela primeira vez não atribuir o galardão, devido à falta de qualidade das obras a concurso, e em 2011 distinguiu o romance 'O Teu Rosto Será o Último', de João Ricardo Pedro. 'Debaixo de Algum Céu', de Nuno Camarneiro venceu em 2012, 'Uma Outra Voz', de Gabriela Ruivo Trindade, em 2013, e 'O Meu Irmão', de Afonso Reis Cabral, em 2014.

O Prémio LeYa, segundo o regulamento, "tem por objetivo incentivar a produção de obras originais de escritores de Língua Portuguesa, e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em nenhum outro concurso".

Ao prémio, o maior para uma obra inédita escrita em Língua Portuguesa, podem candidatar-se "todas as pessoas singulares com plena capacidade jurídica, independentemente da sua nacionalidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório