Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Festival Internacional de Marionetas do Porto começa hoje

Porto, 13 out (Lusa) -- O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) dá hoje início à 28.ª edição, com a estreia de 'Marionetas Tradicionais de Um País Que Não Existe', do Teatro de Ferro, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Festival Internacional de Marionetas do Porto começa hoje
Notícias ao Minuto

10:03 - 13/10/17 por Lusa

Cultura Eventos

Com encenação, cenografia e marionetas de Igor Gandra, que também dirige o FIMP, o espetáculo é uma coprodução do Teatro de Ferro com o Teatro Nacional São João e vai estar em cena entre hoje e domingo, bem como nos dias 26 a 29 deste mês.

"[A peça] é uma reflexão que nós nos propusemos fazer coletivamente na construção deste espetáculo sobre o modo como nos organizamos quotidianamente, como a sociedade se organiza, como há cada vez mais espaços em que convivem esta ideia de uma vigilância muito apertada com uma certa forma de hedonismo de baixo investimento", disse Igor Gandra aos jornalistas, após um ensaio para a imprensa, realizado esta semana.

Também hoje, a companhia Radar 360º mostra "Manipula#som", com direção artística de António Oliveira, no café-teatro do Teatro do Campo Alegre.

O FIMP vai decorrer até dia 29 de outubro e tornou, este ano, a Bolsa Isabel Alves Costa num formato bienal.

Ao longo da programação, o Teatro de Ferro vai ainda apresentar "Bela Adormecida", a mais recente criação dedicada ao público jovem.

A edição deste ano fica igualmente marcada pelo regresso dos "Bonecos de Santo Aleixo", do Centro Dramático de Évora, e pela estreia absoluta no festival da peça "Arcano", do Teatro de Marionetas do Porto.

A programação conta ainda com seis espetáculos oriundos da Bélgica, Itália, Rússia, França e Alemanha.

À semelhança dos anos anteriores, o festival conta ainda com três oficinas e cinco 'work in progress' ('trabalho em desenvolvimento', em português) com entrada gratuita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório