Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Exposição mostra como revista captou atualidade americana nos anos 60

Uma exposição que mostra como a revista norte-americana Aspen captou a atualidade entre 1965 e 1971, com edições originais feitas por designers, é inaugurada na sexta-feira, na Culturgest, em Lisboa.

Exposição mostra como revista captou atualidade americana nos anos 60
Notícias ao Minuto

17:35 - 12/10/17 por Lusa

Cultura Aspen

Trata-se de uma mostra que reúne dez números, publicados naqueles anos, além de documentação sobre os diversos colaboradores da revista, que contou com a colaboração de nomes como Andy Warhol, William Burroughs e Merce Cunningham.

A criação da revista deu-se por iniciativa da editora norte-americana Phyllis Johnson, que, de férias em Aspen, no Colorado, em 1965, decidiu iniciar um novo projeto editorial.

Tratava-se de uma revista dedicada à atualidade, uma espécie de termómetro do seu tempo, desenhada de uma forma muito original para a época: cada número consistia numa caixa que continha textos, cartazes, postais, discos com gravações sonoras ou mesmo filmes em super 8mm.

Cada número da revista - foram publicados dez - tinha um editor e designer diferentes, e o objetivo era que a Aspen deveria ser "uma cápsula do tempo de um certo período, ponto de vista ou pessoa".

Esse objetivo foi mais vincado sobretudo a partir do terceiro número, editado por Andy Warhol e David Dalton, destacando-se ainda os dedicados a Marshal MacLuhan, à cena de 'performance' nova-iorquina, ao Minimalismo e ao movimento Fluxus.

As colaborações de George Maciunas, Dan Graham, Brian O'Doherty, entre muitos outros, fizeram da revista "o fresco de uma época, mas também uma extraordinária aventura editorial", de acordo com uma nota de imprensa da Culturgest.

A exposição coloca a revista em contexto, a partir da coleção de António Neto Alves, acrescentando diversa memorabilia da contracultura norte-americana, desde livros, revistas e cartazes raros ligados às personalidades que colaboraram com a revista, como Gerard Malanga, os Velvet Underground, La Monte Young, entre outros.

"Time Capsule - A revista Aspen, 1965-1971" vai estar patente ao público a partir de sábado e até 07 de janeiro de 2018, com curadoria de Delfim Sardo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório