Meteorologia

  • 18 JULHO 2018
Tempo
24º
MIN 21º MÁX 26º

Edição

Presidente entrega prémios a Afonso Cruz e a José Carlos Vasconcelos

Os prémios literários Fernando Namora e Vasco Graça Moura--Cidadania Cultural são hoje entregues, no Estoril, pelo Presidente da República, respetivamente a Afonso Cruz e a José Carlos Vasconcelos, divulgou hoje a Estoril-Sol.

Presidente entrega prémios a Afonso Cruz e a José Carlos Vasconcelos
Notícias ao Minuto

06:46 - 12/10/17 por Lusa

Cultura Literatura

A cerimónia de entrega, presidida por Marcelo Rebelo de Sousa está agendada para as 18:00, no Auditório do Casino Estoril, nos arredores de Lisboa.

Na segunda edição do Prémio Vasco Graça Moura, o júri distinguiu, "por unanimidade", o jornalista, poeta e jurista José Carlos Vasconcelos, diretor do quinzenário JL -- Jornal de Letras, Artes e Ideias.

O galardão, com o valor pecuniário de 40.000 euros, foi instituído pela Estoril Sol, em parceria com a editora Babel.

Na ata, o júri, que foi presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, refere que José Carlos Vasconcelos recolheu a unanimidade por ser uma "personalidade que se tem afirmado em todos os domínios em que tem exercido atividade como das figuras mais marcantes da vida portuguesa nos dias de hoje".

A biografia de José Carlos Vasconcelos "ilustra bem o papel muito relevante que sempre desempenhou e desempenha -- como advogado e homem de leis, como poeta e escritor, como jornalista e interveniente ativo na valorização da língua, da literatura, das artes e ideia", lê-se na ata.

O romance "Flores" valeu a Afonso Cruz o Prémio Literário Fernando Namora, na nesta sua 19.ª edição, patrocinado pela Estoril Sol.

Na ata, o júri, que foi também presidido por Oliveira Martins, destacou "a elevada qualidade estética" do romance, referindo ainda "o domínio da linguagem de ficção, a capacidade de construção de uma história e das suas personagens, sabendo lidar com a introdução do aleatório numa estrutura bem montada".

Os jurados salientaram o "registo lírico de apreensão do real", aliando "a cultura clássica a referências correntes -- através de uma assinalável compreensão do quotidiano e da sua riqueza multifacetada".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.