Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Esculturas orientais mostradas pela primeira vez no Museu de Etnologia

Um conjunto de sete esculturas asiáticas de caráter religioso provenientes de Myanmar, Tailândia, Japão e Sri Lanka, vai ser exibido pela primeira vez, a partir de quinta-feira, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa.

Esculturas orientais mostradas pela primeira vez no Museu de Etnologia
Notícias ao Minuto

22:10 - 11/10/17 por Lusa

Cultura Exposição

De acordo com o museu, a exposição intitula-se 'De Regresso à Luz'. Esculturas orientais em depósito da Coleção de Victor Bandeira, é inaugurada na quinta-feira, às 18:30, e vai estar patente ao público a partir de sexta-feira, até 11 de fevereiro de 2018.

Na mostra, são dadas a conhecer esculturas adquiridas pelo colecionador Victor Bandeira com vista a integrar as coleções asiáticas do Museu Nacional de Etnologia, e que ali permaneceram depositadas desde 1975.

O conjunto de esculturas remete para os sistemas de crenças religiosas asiáticas, maioritariamente o budismo, em poses que convidam à contemplação.

Ainda segundo o museu, as esculturas fazem parte de uma coleção de mais de cinco mil objetos que Victor Bandeira recolheu em África, na Amazónia, na Ásia e também em Portugal, com destino às coleções da instituição, entre as décadas de 1960 e 1970.

Depois de ter estudado artes em Lisboa, Vitor Bandeira foi antiquário e partiu inicialmente para África, onde percorreu o Senegal, Mali, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, seguindo-se o Brasil e a Ásia.

Dessa primeira grande expedição viria a trazer muitas peças que expôs em Portugal, no Porto, e, através de vários contactos, conheceria Jorge Dias, fundador do Museu Nacional de Etnologia, então em fase de projeto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório