Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quinta edição do Arquiteturas Film Festival começa hoje em Lisboa

O Arquiteturas Film Festival regressa a partir de hoje em quinta edição, com mais de vinte filmes em estreia nacional, abrindo com o documentário 'REM: Rem Koolhaas', de Tomas Koolhaas, às 19:30, no Forum Lisboa.

Quinta edição do Arquiteturas Film Festival começa hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:16 - 11/10/17 por Lusa

Cultura Eventos

Com o mote 'Let's Get Physical', o festival apresentará vinte filmes de 14 países, no Fórum Lisboa e no Cinema City Alvalade, até domingo, numa organização da Trienal de Arquitetura de Lisboa em coprodução com a empresa Do You Mean Arquitecture, em direção artística de Sofia Mourato.

O filme de estreia 'REM: Rem Koolhaas', criado no ano passado, é assinado pelo filho do arquiteto holandês, Tomas Koolhaas, integrando uma narrativa muito pessoal sobre a obra do autor do projeto da Casa da Música, no Porto.

A par deste documentário sobre Koolhaas, o Festival Arquiteturas distingue ainda três outras grandes estrelas da Arquitectura: o dinamarquês Bjarke Ingels com exibição de 'Big Time' (2017), o arquiteto português Álvaro Siza Vieira, com 'Vizinhos' (2016), em versão editada para cinema, e a activista americana Jane Jacobs, com 'Citizen Jan: Battle for the City' (2016).

Sob o título 'Let's Get Physical', o evento irá colocar o foco no arquiteto contemporâneo, 'transfigurado em curador, designer, escritor, realizador, fotógrafo, filósofo, artista, ativista, consultor', assinala a organização, acrescentando que a pergunta transversal nesta edição é: 'O que é ser um arquiteto?'.

O júri do festival será composto por Andreia Garcia, arquiteta e curadora, Dominika Belanska, arquiteta e 'placemaker', Jorge Carvalho, professor e fundador do KINO-DOC, Susana Rosmaninho, arquiteta, investigadora, museóloga, e Luís Maria Baptista, professor e fundador do coletivo Os Espacialistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório