Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pedro Moutinho inicia na terça uma digressão por quatro palcos russos

O fadista Pedro Moutinho inicia na terça-feira uma digressão por quatro palcos russos, durante a qual apresenta o seu mais recente álbum, "Fado em Nós", editado em fevereiro do ano passado, anunciou a sua promotora.

Pedro Moutinho inicia na terça uma digressão por quatro palcos russos
Notícias ao Minuto

11:58 - 08/10/17 por Lusa

Cultura Fado

Pedro Moutinho, acompanhado pelos músicos André Dias, na guitarra portuguesa, Tiago Silva, na viola, e Daniel Pinto, na viola baixo, atua na terça-feira no Olympia Palace, em São Petersburgo, e no dia seguinte no Red Club, em Moscovo.

Da capital russa o criador de "Se eu te pudesse dizer" (Fernando Pessoa/Fado da Adiça, de Armando Freire) segue para Novgorod, a 155 quilómetros a sudeste de São Perterburgo, onde canta, na próxima quinta-feira, no Premio Center, e encerra a digressão no Teatro Phillarmonia, em Petropavlovsk-Kamchatsky, no extremo leste da Rússia.

Esta é a terceira digressão de Pedro Moutinho, distinguido em 2008 com um Prémio Amália pelo álbum "Encontro". No ano passado o fadista realizou três concertos em São Petersburgo e em Moscovo.

O CD "Fado em Nós", produzido por Carlos Manuel Proença, foi editado em fevereiro do ano passado e "reflete uma tradição, mas com palavras e músicas de hoje", disse o fadista em declarações à agência Lusa.

O fadista escolheu os diferentes temas "a pensar no fado que há em todos, tanto nos que cantam, como nas pessoas que o escutam".

Neste álbum Pedro Moutinho estreou-se a interpretar letras de Manuela de Freitas, de quem canta "Apenas uma história", que gravou no Fado Sevilha, de Jaime Santos, "Sem querer", gravado no Fado Macau, também de Jaime Santos, e "Só um beijo", que interpreta no Fado Amora, de Joaquim Campos.

Entre outros, Pedro Moutinho gravou ainda "Mas Falta Escrever na Lua" (Júlio de Sousa/Álvaro Martins), do repertório de Tony de Matos, e "Fado da Contradição" (Lourenço Rodrigues/João Nobre), de Hermínia Silva.

Este é o quinto disco de Pedro Moutinho, de 40 anos, que afiançou já ter encontrado o seu caminho.

"Acima de tudo faço aquilo que gosto, sem me preocupar com os resultados, o mais importante é cantar aquilo que gosto e crescer como homem e fadista, de forma natural, e que isso se reflita no meu trabalho", rematou.

O guitarrista Luís Petrolino, as fadistas Amália Rodrigues, Mísia e Mariza, e a cantora Dulce Pontes, são alguns dos artistas portugueses que já atuaram na Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório