Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Instalação sexualmente explícita já não vai estar em exibição no Louvre

A polémica instalação de um coletivo de arte e design holandês deveria ficar no Jardim de Tuileries a partir de dia 19. Museu francês seguiu exemplo do Guggenheim que também optou por retirar três obras que estavam a gerar controvérsia.

Instalação sexualmente explícita já não vai estar em exibição no Louvre
Notícias ao Minuto

10:30 - 04/10/17 por Fábio Nunes

Cultura Polémica

A proposta de uma instalação deveras arrojada do coletivo Atelier Van Lieshout terá ultrapassado aquilo que o Museu do Louvre deve considerar os limites do bom gosto. A instalação 'Domestikator', cujo design é sem dúvida alguma sexualmente explícito, deveria ser exibida no espaço do Louvre, mais precisamente no Jardim de Tuileries, no próximo dia 19.

O New York Times adianta que a instalação devia fazer parte do programa de arte pública Hors Les Murs, organizado pela feira de arte contemporânea, Fiac.

No entanto, a polémica suscitada pelo peculiar design da instalação levou o Louvre a fazer o mesmo que o Guggenheim de Nova Iorque. Recentemente, o museu decidiu retirar três obras polémicas da sua próxima exposição. Uma decisão que não gerou consenso. Tal como esta do Louvre.

Joep van Lieshout, o fundador do coletivo de arte holandês, criticou a decisão. "Isto é algo que não devia acontecer. Um museu devia ser um espaço aberto de comunicação".

Já a galeria Carpenters Workshop, de Londres, e que representa o coletivo Van Lieshout também deixou críticas ao famoso museu de Paris. "É muito prejudicial para os artistas e para o programa Fiac".

A Câmara Municipal de Paris ainda terá tentado arranjar um espaço onde a sugestiva obra fosse exibida, mas a boa intenção chegou "demasiado tarde", de acordo com a galeria londrina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório