Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ciclo de Concertos de Coimbra com cartaz plural até dezembro

A terceira edição do Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC) decorre este ano entre domingo e 08 de dezembro, com uma programação plural, contando com poesia, música clássica e contemporânea, anunciou hoje a organização.

Ciclo de Concertos de Coimbra com cartaz plural até dezembro
Notícias ao Minuto

16:00 - 03/10/17 por Lusa

Cultura Música

uma edição mais promissora", sublinhou o presidente da associação CulturXis, Tiago Nunes, durante a apresentação da terceira edição do CCC, destacando a presença do pianista brasileiro com carreira internacional Lucas Thomazinho ou do ator António Capelo.

Para o responsável, o evento, que vai contar com nove espetáculos, "não se destina apenas a um público erudito", não se concentrando num único género musical.

O CCC arranca no domingo com a comemoração dos 40 anos de carreira do ator António Capelo, que vai revisitar os poemas com que se cruzou ao longo do seu percurso artístico, no Conservatório de Música de Coimbra.

A 22 de outubro, o Entre Madeiras Trio, que se dedica à música contemporânea, apresenta a obra 'Desert Dew - To Syrian refugees', do compositor chinês Chen Yian, e ainda em outubro, o pianista brasileiro Lucas Thomazinho vai ao Conservatório para um recital de piano.

Em novembro, há uma viagem entre a República Checa e o Brasil pelo violoncelista Jaroslav Mikus e o pianista Alfonso Benetti, uma homenagem ao compositor e padre Manuel Faria e um concerto dos laureados do concurso de música de câmara da CulturXis.

A 01 de dezembro, o grupo Alma de Coimbra atua na Igreja do Convento São Francisco, num espetáculo que contará com guitarras e fados de Coimbra.

No último dia do ciclo - 08 de dezembro -, o Coro Sinfónico Inês de Castro, dirigido por Artur Pinho Maria, vai interpretar a obra "A Criação" de Joseph Haydn, a decorrer no grande auditório do Convento São Francisco.

Nesse mesmo dia, haverá um concerto comemorativo dos 30 anos de carreira de Paulo Bernardino, organista titular da Sé Nova e da Capela da Universidade de Coimbra.

Os concertos de Paulo Bernardino (08 de dezembro), da Ensemble Manuel Faria (18 de novembro) e dos Laureados da CulturXis (26 de novembro) são de entrada gratuita, disse a organização.

Os restantes espetáculos têm um custo de três a 12,5 euros, havendo descontos para jovens e pessoas com mais de 65 anos.

O CCC conta com um apoio de 1.750 euros da Câmara Municipal de Coimbra, para além de diversas empresas que ajudam o festival com a compra de bilhetes para garantir 'cachet' aos músicos, afirmou o responsável pela CulturXis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório