Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Castelo de Vide promove património histórico-cultural da Idade Média

A vila de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, recebe, esta semana, um evento de âmbito internacional que visa promover o património histórico-cultural do período da Idade Média desta região alentejana.

Castelo de Vide promove património histórico-cultural da Idade Média
Notícias ao Minuto

13:00 - 02/10/17 por Lusa

Cultura Eventos

A Semana de Estudos Medievais, a decorrer desde e até sábado, está a cargo da câmara municipal, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

"Vamos ter a possibilidade de acolher ´a nata` da história medieval europeia em Castelo de Vide, vamos ter um conjunto de especialistas a falar de assuntos europeus e, por outro lado, vamos ter a possibilidade de estudar o nosso território", explicou o presidente do município, António Pita, em declarações à agência Lusa.

O evento, segundo o autarca, reveste-se de uma "enorme importância" para o concelho, uma vez que vão ser apresentadas comunicações com "dados novos" sobre o conhecimento histórico medieval daquele território e também da restante região do Alto Alentejo.

"É importante porque acabamos, de uma forma bastante credível, por obter mais informação para vender aos turistas. Quanto melhor conhecermos o nosso território, mais competentes somos para vender informação turística a quem nos visita", sublinhou.

O evento, que vai decorrer no Cineteatro Mouzinho da Silveira e no auditório da Fundação Nossa Senhora da Esperança, em Castelo de Vide, conta com investigadores portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e alemães.

Até sábado, os especialistas vão "refletir" sobre a importância dos espaços e poderes na Europa urbana medieval e, em particular, na vila de Castelo de Vide.

O programa da Semana de Estudos Medievais é composto pela Escola de Outono, 1.º Colóquio da Rede Internacional de Estudo sobre as Pequenas Cidades no Tempo e II Jornadas Internacionais de Idade Média.

De acordo com a organização, a Escola de Outono, que decorre até terça-feira, é destinada a alunos de mestrado e doutoramento em Idade Média, pretendendo que os estudantes possam aprofundar conhecimentos e competências num ambiente de debate e troca de experiências com especialistas.

Na quarta-feira decorre o 1.º Colóquio In-Sci, que resulta do projeto formalizado em Castelo de Vide, no âmbito da primeira edição das jornadas e será subordinado ao tema "Pequenas Cidades: um objeto de estudo coerente?".

Já a segunda edição das Jornadas Internacionais de Idade Média vão decorrer entre quinta-feira e sábado e têm como tema "Espaços e Poderes na Europa urbana medieval".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório