Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Moçambique candidata 'Comboio de sal e açúçar' aos Óscares

O filme 'Comboio de sal e açúcar', do realizador Licínio Azevedo, é o candidato de Moçambique a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, revelou hoje a produtora Ukbar Filmes.

Moçambique candidata 'Comboio de sal e açúçar' aos Óscares
Notícias ao Minuto

20:48 - 28/09/17 por Lusa

Cultura Inédito

É a primeira vez que o país africano submete uma candidatura àquele prémio norte-americano de cinema.

'Comboio de sal e açúcar', que se estreia nos cinemas portugueses na quinta-feira, é a adaptação do romance homónimo escrito por Licínio Azevedo, passado durante a guerra civil moçambicana e que narra a história de uma enfermeira que se apaixona por um militar numa viagem de comboio.

Descrito como um "épico moçambicano", o filme é um trabalho conjunto da produtora portuguesa Ukbar Filmes e da moçambicana Ébano Multimédia, num país com escassa produção cinematográfica de ficção.

Nascido no Brasil em 1951 e radicado em Moçambique, Licínio de Azevedo está ligado ao cinema daquele país desde os anos 1970.

É autor de mais de 20 filmes, destacando-se 'A colheita do diabo', um dos primeiros filmes que rodou, em 1988, com ex-combatentes da Frelimo, e 'Desobediência' (2002), rodado em vídeo com não-atores.

Licínio de Azevedo viveu em Portugal e na Guiné-Bissau, antes de chegar a Moçambique, onde trabalhou com Ruy Guerra, Luís Carlos Patraquim, Jean Rouch e Jean Luc Godard.

A 90.ª cerimónia dos Óscares está marcada para 4 de março de 2018 em Los Angeles, Estados Unidos, mas o prazo de candidatura para o Óscar de melhor filme estrangeiro termina na próxima segunda-feira, 2 de outubro.

Os nomeados serão anunciados a 23 de janeiro.

Portugal candidata-se a uma nomeação com o filme 'São Jorge', de Marco Martins e protagonizado por Nuno Lopes.

O Brasil escolheu 'Bingo: O rei das manhãs', primeiro filme de ficção de Daniel Rezende, conhecido como montador de 'Cidade de Deus' (para o qual obteve uma nomeação para os Óscares), de Fernando Meirelles, 'Tropa de Elite 2', de José Padilha, e 'A árvore da vida', de Terrence Mallick.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório