Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Obra de Peter Friedman em destaque no Festival Queer do Porto

A obra do realizador norte-americano Peter Friedman vai estar em destaque no Festival Internacional do Cinema Queer, no Porto, a decorrer de 04 a 08 de outubro, no Teatro Rivoli, anunciou hoje a organização.

Obra de Peter Friedman em destaque no Festival Queer do Porto
Notícias ao Minuto

21:53 - 26/09/17 por Lusa

Cultura Cinema

A terceira edição do festival, que decorre no auditório Isabel Alves Costa do Rivoli, destaca o ciclo 'This is Me' dedicado à representação autobiográfica no cinema queer.

Da programação faz parte 'Silverlake Life: The View from Here', "um dos mais importantes e injustamente esquecidos documentários sobre o VIH/Sida", explica a organização do certame, que vai contar com a presença de Peter Friedman na cidade Porto.

'Silverlake Life: The View from Here' foi realizado por Peter Friedman e Tom Joslin, de quem o festival também exibe, em "estreia absoluta", 'Black Star: Autobiography of a Close Friend'.

Segundo o comunicado enviado, o ciclo 'This is Me' vai acolher um conjunto de curtas-metragens e a longa-metragem "Tender Fictions", da norte-americana Barbara Hammer, "figura incontornável do cinema experimental", cujo trabalho incide nas "questões da política do corpo".

Também em mostra vão estar outros filmes que "contribuem para uma reflexão sobre questões de autobiografia queer", entre os quais o documentário 'Mapplethorpe: Look At the Pictures', de Fenton Bailey e Randy Barbato (nomeado para dois Emmys), e o seminal 'Tarnation', de Jonathan Caouette.

O cineasta Peter Friedman, nesta terceira edição do festival, vai ainda conduzir uma 'masterclass', intitulada 'Visual Storytelling', a decorrer na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que será acompanhada da exibição do documentário 'Fighting in Southwest Louisiana: Gay Life in Rural America', realizado por Friedman e Jean-François Brunet.

O festival conta ainda com '1:54', do cineasta canadiano Yan England, que retrata uma história sobre 'bullying', protagonizada por Antoine-Oliver Pilon.

A competição oficial inclui oito longas-metragens de ficção e documentais, entre as quais "The Wound", do sul-africano John Trengove, premiado no Frameline San Francisco International LGBTQ Film Festival e no LA Outfest, que será exibido na noite de abertura do Queer Porto, às 21h30.

'The Wound' tem um enredo em que "género, orientação sexual e classe social se intersetam para produzir uma imagem idiossincrática da África do Sul dos nossos dias".

No festival estarão em exibição 30 filmes oriundos de 19 países diferentes, sendo os EUA aquele que tem maior representatividade, com 11 produções, seguindo-se Portugal, com seis, e Alemanha e França, com quatro filmes cada.

O Queer Porto 3 acolhe também a Competição de Filmes de Escolas Portuguesas 'In My Shorts' e o programa de curtas 'Under A Spell'.

O Queer Porto é financiado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Câmara Municipal do Porto e por um conjunto de apoios públicos e privados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório