Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Carlos Gil e Pedro Pedro levam 'athleisure' e década de 80 a Milão

O 'athleisure' (vestuário para exercício físico e uso diário) do 'designer' Carlos Gil e a revisitação à década de 1980 de Pedro Pedro são os referenciais estéticos para os desfiles de hoje na Semana da Moda de Milão.

Carlos Gil e Pedro Pedro levam 'athleisure' e década de 80 a Milão
Notícias ao Minuto

06:12 - 22/09/17 por Lusa

Cultura Designer

É a quinta vez consecutiva que a moda portuguesa participa na Milano Moda Donna através do apoio do Portugal Fashion (PF), projeto de promoção de moda portuguesa a nível nacional e internacional, e hoje há dois criadores portugueses que apresentam as suas novas coleções femininas primavera/verão 2017/2018 no espaço Le Cavallerizze, em Milão.

O primeiro desfile é de Carlos Gil e está marcado para as 12:00 locais (11:00, em Lisboa).

Os trabalhos que vão passar pela passarela do Le Cavallerizze assentam numa estética do 'athleisure', um termo que descreve uma nova tendência de levar o vestuário de desporto que se usa no ginásio para o dia-a-dia.

Carlos Gil vai apresentar um trabalho que revela visuais "descontraídos e leves", enquadrados pela matriz da elegância urbana e cosmopolita que caracteriza aquela marca, inspirada pela "imponência da arquitetura contemporânea das grandes cidades e pelos ambientes tropicais", avançou à Lusa fonte do projeto Portugal Fashion.

"As cores e os padrões são fortes e vibrantes apresentando tons como o amarelo, o magenta, o esmeralda e o violeta", mas também apontamentos de cores mais suaves como o camel e neutros", pode ler-se na memória descritiva da nova coleção de Carlos Gil.

O segundo desfile da moda portuguesa a passar hoje na Semana da Moda de Milão é o do 'designer Pedro Pedro, marcado para começar às 19:30 locais (18:30, em Lisboa), onde a inspiração é na década de 1980.

As propostas de Pedro Pedro assentam na "cor e liberdade de revisão dos anos 80" substituindo nesta nova coleção para a estação quente as roupas "bem-comportadas" pelo "'street' e 'sportswear'", com calçado desportivo e peças de desenho básico.

O Portugal Fashion avança que Pedro Pedro vai apresentar uma coleção onde predominam "estampados geométricos, como as barras e os quadrados", com materiais que assentam em poliamidas conjugadas com denim e tricôs, "rematados com detalhes franzidos, elásticos, torcidos, linhas saco e quimono que se moldam a reajustam".

Nesta participação da moda portuguesa na Milano Moda Donna, o Portugal Fashion vai levar também a Milão as coleções primavera/verão 2018 dos criadores Katty Xiomara, Carla Pontes, Luís Buchinho, e das marcas TM Collection by Teresa Martins e Pé de Chumbo, que são apresentadas em paralelo no certame italiano White Milano, através do projeto Next Step, o "braço comercial" do PF.

A Milano Moda Donna, que termina dia 25 de setembro, tem uma média de dez desfiles diários, e pelas passarelas vão passar, por exemplo, marcas e criadores como Max Mara, Fendi, Moschino, Les Copains, Giorgio Armani, Roberto Cavalli, Versage, Jill Sander ou Salvatore Ferragamo.

Depois da passagem por Milão, o périplo internacional do PF ruma a França, para a Semana da Moda de Paris, evento que se realiza entre os dias 26 de setembro e 03 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório