Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Aproveite as nossas sugestões culturais gratuitas para este fim de semana.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

14:00 - 22/09/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

São vários os eventos culturais que têm lugar na Grande Lisboa e no Grande Porto e não tem de gastar um cêntimo para assistir a muitos deles. 

Notícias ao Minuto voltou a reunir algumas sugestões para o ajudarem nas suas escolhas para a agenda deste fim de semana.

O Open House volta a abrir as portas de vários espaços emblemáticos da cidade de Lisboa. Uma oportunidade, em alguns casos, única para visitar monumentos históricos e edifícios vanguardistas no que à arquitetura diz respeito. 

O Lumina promete iluminar ainda mais a vila de Cascais. O evento 'caiu no goto' dos portugueses, como demonstra o sucesso das edições passadas. Espetáculos de luz e cor e projeções multimédia fazem parte do prato principal deste evento. 

No Porto, a Casa das Associações organiza uma sessão de cinema Open Air. O drama 'O Sonho de Wadjda' é o filme a ser exibido.

Conheça todas as nossas sugestões culturais na Grande Lisboa e no Grande Porto para os dias 22, 23, e 24.

Lisboa

Open House Lisboa

Lisboa é uma das 35 cidades mundiais que recebe este evento, que dá a conhecer por dentro a melhor arquitectura da cidade. No roteiro desta 6.ª edição estão incluídos espaços como o MAAT, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro Romano, o miradouro das Amoreiras ou o recentemente reaberto Panorâmico do Monsanto, entre outros. O evento tem lugar no sábado e no domingo. A maior parte das visitas não requerem marcação antecipada, mas as excepções estão assinaladas no roteiro, que pode conhecer melhor aqui.

Lumina

As ruas de Cascais vão estar novamente mais iluminadas. O Festival de Luz está de regresso para mais uma edição, pronto para recriar o espaço urbano de Cascais com espetáculos de luz e cor, projeções multimédia e instalações interativas. Considerado pelo The Guardian como um dos 10 melhores Festivais de Luz da Europa, o evento vai exibir obras de artistas nacionais e internacionais. O tema da edição deste ano é a Natureza. Decorre entre hoje e domingo sempre a partir das 20h. 

Tiago Bettencourt na Feira da Luz

A Feira da Luz, em Carnide, é já um clássico no que a festas lisboetas de verão diz respeito. Este fim-de-semana chega ao fim um mês marcado por muitos concertos, bancas de artesanato, comida e todo o tipo de animação, bem no centro de Carnide. Tiago Bettencourt atua no último dia do evento, no domingo, às 21h30.

All that Out Jazz chega ao fim 

O Somersby Out Jazz tem sido garantia de chill-out e boa música nos mais variados e emblemáticos espaços verdes de Lisboa. A edição deste ano termina no domingo no Parque Tejo. 

Quem Lokomotiv + DJ Johnny
Onde e Quando Domingo, 24 de setembro, a partir das 17h -  Parque Tejo

Cinema ao Luar

O cinema ao ar livre tornou-se um hábito e tem lugar em cada vez mais locais da Grande Lisboa. O 'Cinema ao Luar' regressou em setembro a Odivelas. De 1 a 30 de setembro vão ser exibidos filmes todas as sextas-feiras e sábados em locais diferentes do município. O cartaz conta com filmes que fizeram sucesso nas bilheteiras nacionais. Este fim-de-semana pode ver o filme de animação 'Cegonhas' e o filme 'O Prodígio'.

Onde e quando Ringue de futebol da Póvoa de Santo Adrião, a partir das 21h30
Filmes

22 de setembro - 'Cegonhas'

23 de setembro - 'O Prodígio'

Festival do Livro em Belém

A literatura volta a estar em destaque em Belém, com dezenas de livreiros presentes e autores como José Eduardo Agualusa. Mas este evento não vive só de literatura, a música também está presente e Luísa Sobral vai estar encarregue do concerto de encerramento. Debates, leitura de poesia, atividades infantis e cinema também marcam a agenda deste evento que começou esta quinta-feira e  decorre até domingo no Palácio de Belém. Não se espante por isso se encontrar Marcelo Rebelo de Sousa durante a sua visita. Pode conhecer melhor a programação aqui.

Ball-Trad no Museu de Arte Popular

É um dos eventos incluídos nas Jornadas Europeias do Património deste ano. Ao som de música ao vivo, esta é uma boa oportunidade para participar na descoberta de tradições coreográficas de várias culturas europeias. A não perder hoje e amanhã a partir das 22h.

Músicas do Mundo no Bartô

No Chapitô não há só artes circenses. No Bartô há uma deliciosa vista sobre Lisboa mas também Músicas do Mundo, uma oportunidade para ouvir sonoridades diferentes nas noites de fim de semana.

Porto

'O Sonho de Wadjda' na Casa das Associações - FAJDP

Inserido na 2ª edição do Dia Aberto da Casa das Associações, a FAJDP e a XX Element Project - Associação Cultural promovem uma sessão de cinema Open Air. O filme exibido é 'O Sonho de Wadjda', de Haifaa Al-Mansour. Sexta-feira pelas 21h30 nas traseiras da Casa das Associações, na rua Antero de Quental.

Mocho na Fnac do Santa Catarina

A banda de rock portuguesa vai mostrar a sua sonoridade densa e com arranjos que primam pelo requinte. Uma atuação a não perder na Fnac do Santa Catarina no domingo às 17h. 

Centro Português de Fotografia

Entre fotografia contemporânea e histórica, há sempre exposições para espreitar no Centro Português de Fotografia. Localiza-se na Cadeia da Relação do Porto, a cadeia oitocentista onde, por exemplo, Camilo Castelo Branco esteve detido. A entrada é sempre gratuita. 'The portuguese prison photo' é a novidade, estará patente entre 9 de setembro e 3 de dezembro.

Onde Largo Amor de Perdição
Quando De terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 15h às 19h. Encerra à segunda-feira

Portobello... Porto Belo

Todos os sábados, o histórico e mundialmente conhecido mercado londrino de Portobello tem uma versão a pensar no 'relax' na Invicta. Eis o Porto Bello, que conta com bancas variadas. As compras terão de ser pagas com o esforço da carteira, o passeio nem por isso.

Onde Praça Carlos Alberto
Quando Todos os sábados, entre as 10h e as 19h

Parque Biológico de Gaia com entrada livre

O Parque Biológico de Gaia terá entrada gratuita todas as segundas e sábados deste mês de setembro. Uma boa oportunidade para conhecer este maravilhoso espaço verde.

Renato Ferreira na Fnac do Gaia Shopping

O cantautor Rentato Ferreira vai dar a conhecer as músicas do seu novo álbum, onde o amor explora os limites de uma poesia pop. Hoje às 22h na Fnac do Gaia Shopping. 

Bom fim de semana e boas descobertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório