Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Há novas confirmações para o festival que ‘aquece’ a Avenida da Liberdade

O Vodafone Mexefest realiza-se este ano nos dias 24 e 25 de novembro e promete além do rock e eletrónica, “o melhor hip hop”.

Há novas confirmações para o festival que ‘aquece’ a Avenida da Liberdade
Notícias ao Minuto

15:09 - 21/09/17 por Ana Lemos

Cultura Festival

Está de regresso à Avenida da Liberdade, nos dias 24 e 25 de novembro, o festival Vodafone Mexefest que este ano promete fazer desfilar pelos vários palcos “uma mostra privilegiada de alguma da melhor música da atualidade”, desde o rock à eletrónica, passando também pelo “melhor hip hop”.

A prova surge com as seis novas confirmações: IAMDDB, Liars, Liniker os Caramelows, Allen Halloween, Karlon e Statik Selektah. Já confirmadas estão ainda as presenças de Aldous Harding, Cigarettes After Sex, Childhood, Destroyer, Julia Holter, Luís Severo, Manel Cruz, MOMO convida Camané, PAULi, Songhoy Blues, Valete, Washed Out.

Depois de 'Waeveybby, Volume 1' e 'Vibe, Volume 2', IAMDDB chega agora um novo EP. 'Hood Rich, Volume 3' confirma-a "como uma das artistas mais conscientes da nova geração. Empenhada em juntar jazz às batidas trap que domina com mestria, e cada vez mais interessada nas suas raízes angolanas, esta jovem de Manchester tem nomes como Jimmy Dludlu e Lianne La Havas na sua lista de referências. 'Shade', o primeiro single do novo EP, tem o condão de prender quem ouve". 

Notícias ao MinutoIAMDDB© Música no Coração

Os "primeiros passos" dos Liars foram dados em novembro de 2000 e "depressa marcaram a diferença nesses primeiros anos do século XXI. A proposta de pós-punk acompanhado de eletrónica chamou a atenção do público e da crítica logo após o lançamento do primeiro disco: 'They Threw Us All in a Trench and Stuck a Monument on Top'. Influenciados por Delta 5 ou Gang of Four, procuraram sempre o seu próprio caminho, adicionando elementos novos a cada disco. Um risco que valeu a pena, como provam os excelentes 'Drum's Not Dead' e 'Sisterworld'. Ao longo do tempo a banda sofreu algumas alterações na formação e hoje é o projeto de um homem só: o vocalista e o multi-instrumentista Angus Andrew".

'TFCF', editado este ano, "mostra um músico criativamente inquieto e empenhado em alargar as suas próprias fronteiras musicais (e não só)", sublinha a promotora Música no Coração.

Notícias ao MinutoLiars© Música no Coração

Liniker e os Caramelows "leva-nos até Araraquara, cidade do interior de São Paulo, e é um dos projetos mais estimulantes da atual música brasileira. O raro talento da cantora e compositora Liniker Barros está bem acompanhado por Renata Éssis (backing vocals), Marja Lenski (percussão), Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra), Péricles Zuanon (bateria), Fernando TRZ (teclados), Graziella Pizani (trompete) e Eder Araújo (saxofone). 'Remonta', editado em 2016, é o disco de estreia" cujas inspirações na MPB, "muita soul e referências que vão desde Tim Maia até às mais improváveis baladas latinas, passando pelo inevitável Ney Matogrosso, fazem deste registo um verdadeiro acontecimento". Depois de percorrem o Brasil de norte a sul, chegam em breve ao país irmão.

Notícias ao MinutoLiniker e os Caramelows© Música no Coração

O DJ, produtor e dono da Showoff Records, Statik Selektah apresenta-se como "um dos nomes mais sonantes do hip hop mundial". "Produtor reputado, este músico de Boston já trabalhou com nomes como Nas, Eminem, 50 Cent, AZ e Freeway. Depois da formação no New England Institute of Art, onde aprendeu a dominar o estúdio, e inspirado por nomes como DJ Premier ou Funkmaster Flex, Statik abraçou a aventura de criar a sua própria arte. 'Spell My Name Right: The Album' foi o primeiro disco, editado em 2007, e desde aí já lá vão sete", destaca a promotora Música no Coração.

"Recentemente mostrou ao mundo 'But You Don't Hear Me Tho', um prenúncio para o novo disco, '8', que está mesmo a chegar" e que podem vir a surpreender a plateia no Vodafone Mexefest.

Notícias ao MinutoStatik Selektah© Música no Coração

Porque "não é possível fazer uma retrospetiva da música urbana portuguesa dos últimos dez anos sem falar de Allen Halloween", que criou "um universo muito particular, onde o hip hop se junta ao rock e a outras influências, criando a atmosfera ideal para histórias de queda e redenção, crónicas cruas de uma realidade vivida pelo próprio músico".

"Depois da estreia em 2006 com 'Projecto Mary Witch', Halloween edita duas obras-primas: 'Árvore Kriminal' (2011) e 'Híbrido' (2015). Aclamado pela crítica e com um público cada vez mais fiel, Halloween prepara agora 'Unplugueto', o seu projeto acústico, feito de reinterpretações de temas já gravados e também alguns inéditos", e  em novembro, "a 'Bruxa', como é conhecido, vai fazer pairar o seu enorme talento sobre a Avenida da Liberdade em Lisboa".

Notícias ao MinutoAllen Halloween© Música no Coração

Presença confirmada é também a do português com raízes cabo-verdianas, Karlon, "um nome essencial na história do hip hop português: em 1994 fundou o grupo Nigga Poison e em 2001 criou a editora Kreduson Produson. Com formação no curso de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô, Karlon emprega toda essa sensibilidade artística ao serviço da música que faz, como provam os discos 'Nha Momentu' (2012) e 'Meskalina' (2015), ou a mixtape 'Paranoia' (2013)".

"Editado no final de 2016, 'Passaporti' está mais perto das origens cabo-verdianas de Karlon. Com funaná adicionado ao hip hop e muitos outros ritmos", este registo caracteriza-se também "pela atenção ao detalhe, com sons, vozes e expressões com pronúncia cabo-verdiana. O disco conta com a participação de nomes como Valete, Chullage, DJ X-Acto, entre outros".

Notícias ao MinutoKarlon© Música no Coração

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais. O passe único, válido para os dois dias do festival, custa até 23 de novembro 45 euros, valor que sobe para os 50 euros nos dias do Vodafone Mexefest. Para mais informações, aceda aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório